Artigo da seção pessoas Caetano de Almeida

Caetano de Almeida

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deCaetano de Almeida: 28-05-1964 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Campinas)
Imagem representativa do artigo

A tempestade , 1997 , Caetano de Almeida
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão

Biografia

José Caetano de Almeida Filho (Campinas SP 1964). Pintor, gravador. Estuda artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de 1983 a 1988, onde é aluno de Evandro Carlos Jardim (1935) e Nelson Leirner (1932), entre outros. Por volta de 1984, freqüenta os ateliês de gravura da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp). Entre 1986 e 1991, realiza a série Bestiário, recriando ilustrações de livros e enciclopédias. Na década de 1990, passa a apresentar telas saturadas de representações de animais e plantas de grande opulência cromática. Reelabora freqüentemente pinturas consagradas da história da arte, como em Madames, 1999, inspiradas nos quadros de Jean-Marc Nattier (1685-1766) do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Na série Mundo Plano, 2000/2003, realiza composições inspiradas em padrões de tecidos, recolhidos em viagens à França e Índia, e nas obras de Thomas Pollock (1815-1912), Alfredo Volpi (1896-1988) e outros artistas. Em 2005, cria a série Grotesco, em que evoca pinturas da antiguidade romana descobertas no Renascimento.

Análise

Em seus primeiros trabalhos, Caetano de Almeida recria pinturas consagradas da história da arte. Na opinião do crítico de arte Felipe Chaimovich, essas telas retomam a nossa relação desatenta com a pintura reproduzida em publicações, simulando o reticulado gráfico de imagens fotográficas de baixa definição. Em outros trabalhos, o artista apropria-se de um imaginário visual presente em livros para crianças e em manuais de primeiros socorros e de práticas esportivas, cujas imagens são reconstituídas como se fossem reproduções mecanizadas ampliadas, aproximando-se assim do universo da arte conceitual e da arte pop.

Passa em seguida a explorar a figuração de animais em suas pinturas. Como aponta o historiador da arte Agnaldo Farias, ao iniciar o uso de diferentes técnicas e materiais como a marchetaria, o latão, a tela aramada, o acrílico e o cobre, o artista abandona a referência explícita aos bichos que fazia anteriormente, para trabalhar a partir de alguns elementos que os caracterizam.

Na década de 1990, passa a apresentar telas saturadas de representações de animais e plantas, de grande opulência cromática. Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, esses trabalhos causam estranhamento ao espectador, por não oferecerem referenciais de espaço ou tempo. Já na série Mundo Plano (2000/2003), Caetano de Almeida apresenta composições com formas não-figurativas, inspiradas tanto em padronagens de tecidos que recolhe em viagens à França e à Índia quanto na estilização de formas encontradas nas obras de Thomas Pollock, Alfredo Volpi e outros artistas.

Outras informações de Caetano de Almeida:

  • Outros nomes
    • José Caetano de Almeida Filho
  • Habilidades
    • gravador
    • Pintor

Obras de Caetano de Almeida: (28) obras disponíveis:

Todas as obras de Caetano de Almeida:

Midias (1)

Caetano de Almeida - Enciclopédia Itaú Cultural
“Penso na matemática o tempo todo. As sequências, as combinações, a geometria”, explica o paulista Caetano de Almeida. Na cena artística desde a década de 1980, utiliza diferentes técnicas e materiais para melhor organizar suas ideias. Papel, latão, tecidos, telas aramadas e acrílico, por exemplo, ganham cortes e tramas bidimensionais em seu jogo lógico. Após uma temporada de oito meses em Paris, onde fez uma residência, passa a se interessar em como uma mesma imagem montada em padronagens diferentes pode transformar a luz, sugerindo a crianças que apontem esses contrastes entre claro e escuro, para que entendam a composição e as relações ali feitas: “Fiquei pensando o quanto a arte pode ser hermética e chata. Minha busca é a de transformar a arte não em um conceito, mas em um jardim de flores, em que elas [as flores] estejam dispostas de forma que isso seja interessante de se ver e traga alguma mensagem”.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Exposições (123)

Artigo sobre Imagens de Segunda Geração

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioImagens de Segunda Geração: 03-09-1987  |  Data de término | 25-10-1987
Resumo do artigo Imagens de Segunda Geração:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Artigo sobre 23º Art Cologne

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início23º Art Cologne : 16-11-1989  |  Data de término | 22-11-1989
Resumo do artigo 23º Art Cologne :

Messehalle Koeln (Colônia, Alemanha)

Artigo sobre Stand E 204

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioStand E 204: 30-11-1989  |  Data de término | 20-12-1989
Resumo do artigo Stand E 204:

Thomas Cohn Arte Contemporânea

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (38)

  • GALERIA LUISA STRINA. Beige: Caetano de Almeida, Edgard de Souza, Iran do Espírito Santo. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1996. 1 folha dobrada, 3 il. color.
  • A SINHAZINHA, o mulato, o negão e o carrasco. Apresentação Maria Cecília França Lourenço. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1985. 7 lâms., il. p.b. SPpe 1985/s
  • A SINHAZINHA, o mulato, o negão e o carrasco. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1985. 7 lâms., il. p.b.
  • ALÉM da Taprobana: a figura humana nas artes plásticas dos países de língua portuguesa. Curadoria Claudio Telles. Rio de Janeiro: MAM, 1995. 31 p., il. p&b.
  • ALÉM da Taprobana: a figura humana nas artes plásticas dos países de língua portuguesa. Curadoria Claudio Telles. Rio de Janeiro: MAM, 1995. 31 p., il. p&b. RJmam 1995/f
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de Almeida. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1995. il. p.b.
  • ALMEIDA, Caetano de. Lusco Fusco. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1993. 12 p., il. color.
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de Almeida. Texto Felipe Chaimovich; tradução Rachel Posner, Luiz Henrique Martins Castro. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1997. 29 p. il. color.
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de ALMEIDA . Texto Felipe Chaimovich; tradução Rachel Posner, Luiz Henrique Martins Castro; fotografia Eduardo Brandão. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1997. 23 p., il. color. Ac447c 1997
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de Almeida. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1995. Ac447 1995
  • ALMEIDA, Caetano de. Lusco Fusco . Texto Tadeu Chiarelli; fotografia Eduardo Brandão; produção gráfica Caetano de ALMEIDA. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1993. 12 p., il. color. Ac447 1993
  • ART Cologne. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1989. , il. color., fotos. RJtcac 1989
  • ART Cologne. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1989. il. color. , fotos.
  • ARTE brasileira contemporânea: doações recentes/ 96. São Paulo: MAM, 19 96. 45 p., il. p&b color SPmam 1996/ar
  • ARTE brasileira contemporânea: doações recentes/96. São Paulo: MAM, 1996. 45 p., il. p&b color.
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997. SPcr 1997/a
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. R750.81 A973d 2.ed.
  • BRASIL: imagens dos anos 80 e 90. Rio de Janeiro: MAM, 1993. RJmam 1993/b
  • BRASIL: imagens dos anos 80 e 90. Texto Marcus de Lontra Costa; curadoria Bélgica Rodríguez; tradução Izabel Murat Burbridge. Rio de Janeiro: MAM, 1993. 48 p., il. color. 
  • CAETANO de Almeida, Manfredo de Souzanetto, Thomas Emde, Thomas Schönauer. Curadoria Karin Stempel. São Paulo: Marília Razuk Galeria de Arte, 1997. 8 p., il. color.
  • CAETANO de Almeida, Manfredo de Souzanetto, Thomas Emde, Thomas Schönauer. São Paulo: Marília Razuk Galeria de Arte, 1997. SPmr 1997
  • Distrito 4 Contemporary Art Gallery: Exposiciones - Caetano de Almeida: Cafofo. Disponível em: http://www.distrito4.com/Exposicion.asp?Id=54&TiempoExposicion=1. Acesso em 04 de jul. 2012. Não catalogado
  • FARIAS, Agnaldo. O bestiário de Caetano de Almeida. Galeria: revista de arte, São Paulo: Área Editorial, n. 12, p. 102-105, 1988.
  • FARIAS, Agnaldo. O bestiário de Caetano de Almeida. Galeria: revista de arte, Sao Paulo: Area Editorial, n.12,p.102-105, 1988, P37/12/88
  • FARIAS, Agnaldo. Panorama do equilíbrio. Guia das Artes, São Paulo: Casa Editorial Paulista, v. 4, n. 16, p. 154- 159, 1989.
  • FARIAS, Agnaldo. Panorama do equilíbrio. Guia das Artes, Sao Paulo: Casa Editorial Paulista, v.4, n.16,p.154-159, 1989, . P41/16/89
  • GALERIA LUISA STRINA (SÃO PAULO, SP) . Beige : Caetano de Almeida, Edgard de Souza, Iran do Espírito Santo. Fotografia Eduardo Brandão; texto Tadeu Chiarelli. SÃO PAULO: GALERIA LUISA STRINA, 1996. 1 folha dobrada, 3 il. color. SPgLs 1996/b
  • HERKENHOFF, Paulo (org.); PEDROSA, Adriano (org.). Marcas do corpo, dobras da alma. São Paulo: Takano, 2000. 700.981 M313
  • HERKENHOFF, Paulo (org.); PEDROSA, Adriano (org.). Marcas do corpo, dobras da alma. São Paulo: Takano, 2000.
  • IMAGENS de segunda geração. São Paulo: MAC/USP, 1987. 23 p., il. p.b. SPmac 1987/i
  • IMAGENS de segunda geração. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: MAC/USP, 1987. 23 p., il. p.b.
  • LEME, Shirley Paes (coord.). Arte na cidade. Curadoria Tadeu Chiarelli, Luciana Brito. Uberlândia: UFU, 1995. [18] p., il. p&b.
  • LEME, Shirley Paes (Coord.). Arte na cidade . Curadoria Tadeu Chiarelli, Luciana Brito; fotografia Marlúcio Ferreira; apresentação Shirley Paes LEME. Uberlândia: UFU, 1995. [18] p., il. p&b. MGufu 1995/a
  • MATTOS, Armando (coord.). Anos 80: o palco da diversidade. Curadoria e texto Armando Mattos, Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: MAM, 1995. 66 p., 37 il., color.
  • MATTOS, Armando (coord.). Anos 80: o palco da diversidade. Rio de Janeiro: MAM, 1995. CAT-G RJmam 1995/ao
  • NO limite da forma / Além da forma. Apresentação José Roberto Aguilar; curadoria Mischa Kuball. São Paulo: Casa das Rosas, s.d. folha dobrada, il. SPcr s.d./n
  • NO limite da forma / Além da forma. Curadoria Mischa Kuball. São Paulo: Casa das Rosas, s.d. folha dobrada, il.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CAETANO de Almeida. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8618/caetano-de-almeida>. Acesso em: 06 de Dez. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7