Artigo da seção pessoas Luiz Alfredo Garcia-Roza

Luiz Alfredo Garcia-Roza

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deLuiz Alfredo Garcia-Roza: 19-09-1936 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia

Luiz Alfredo Garcia-Roza (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1936). Romancista, contista, professor universitário e psicanalista. Filho de uma família de 12 irmãos, é criado no bairro de Copacabana. Faz os estudos primários na capital fluminense e na cidade de Vitória (Espírito Santo), para onde os pais se transferem temporariamente. De volta ao Rio de Janeiro, serve, aos 18 anos, o exército. Presta vestibular para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formando-se em filosofia e psicologia.

Segue carreira acadêmica e torna-se professor da mesma universidade. Publica trabalhos nas áreas de filosofia e teoria psicanalítica, tendo como tema de pesquisa a obra do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939). Casa-se com a escritora Livia Garcia-Roza (1940). Em 1988, participa da fundação do programa de pós-graduação em teoria psicanalítica da UFRJ. Depois de décadas de trabalho na academia, decide arriscar-se na literatura. Estreia em 1996, aos 60 anos de idade, com a novela policial O Silêncio da Chuva, na qual apresenta a personagem do detetive Espinosa, que protagonizará sua série seguinte de narrativas do gênero. Com a obra, vence os prêmios Nestlé e Jabuti. Aposenta-se da vida acadêmica, depois de 30 anos de trabalho na universidade, e passa a  se dedicar exclusivamente à literatura.

Análise

Importante nome da literatura brasileira contemporânea, Garcia-Roza ocupa um lugar de destaque dentro da produção novelística no gênero policial. Seus romances se distanciam do realismo, comum à outra tendência do mesmo gênero, na qual as histórias se desenrolam em meio à miséria social das periferias, ao banditismo urbano ou ao tráfico de drogas, como se vê em algumas obras de Marçal Aquino (1958) ou Paulo Lins (1958).

Ligado inevitavelmente à tradição das narrativas de mistério, Garcia-Roza despe Espinosa, seu protagonista, de qualquer atributo heroico. Suas histórias caracterizam-se por apresentar traços irônicos e a personagem é um policial comum, funcionário público, para quem a resolução satisfatória dos crimes nem sempre se concretiza. O investigador carioca tampouco é uma máquina infalível de dedução, tal como Auguste Dupin, o pioneiro detetive do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), ou Sherlock Holmes, criação do escocês Arthur Conan Doyle (1859-1930).

Arquiteto de situações ambíguas, Garcia-Roza constrói enredos a partir da investigação dos motivos psicológicos que levam ao assassinato, dando margem a finais abertos. Em O Silêncio da Chuva por exemplo, Espinosa é colocado frente a um mistério envolvendo o suicídio de um executivo, que deixa uma carta à polícia, alegando que sua morte fora autoinduzida. Ao final da narrativa, o leitor fica sem saber o que o delegado fará com os elementos materiais do crime.

Outras informações de Luiz Alfredo Garcia-Roza:

  • Outros nomes
    • Luiz Alfredo Garcia-Roza
    • Garcia Roza
    • Luiz Alfredo Garcia-Rosa
    • Luiz Garcia-Roza
  • Habilidades
    • Romancista
    • psicanalista
  • Relações de Luiz Alfredo Garcia-Roza com outros artigos da enciclopédia:

Fontes de pesquisa (7)

  • GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Entrevista com o autor. Programa Imagem da Palavra. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=M6FuGlj7Rgo >. Acesso em: 13 nov. 2014. 
  • GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Entrevista com o autor. Programa Jogo de Ideias – Literatura policial. Itaú Cultural. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=X1mK37qGOQI >. Acesso em: 13 nov. 2014.
  • GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Entrevista com o autor. Site Comciencia – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Disponível em: < http://www.comciencia.br/entrevistas/roza/roza01.htm >. Acesso em: 13 nov. 2014. 
  • GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Entrevista com o autor. Blog Textos da Gávea. Disponível em: < http://textosdagavea.blogspot.com.br/2004/11/garcia-roza-entrevistado-na-ler.htm >. Acesso em: 13 nov. 2014.
  • GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Entrevista com o autor. Site Scream & Yell 2.0. Disponível em: < http://screamyell.com.br/site/2010/03/22/entrevista-luiz-alfredo-garcia-roza/ >. Acesso em: 13 nov. 2014.
  • GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Entrevista com o autor. Site Espéculo. Revista de Estudios Literarios. Universidad Complutense de Madrid, 8 mar. 2006. Disponível em: < http://pendientedemigracion.ucm.es/info/especulo/numero34/garoza.html >. Acesso em: 13 nov. 2014.
  • REIMÃO, Sandra. Literatura policial brasileira. Coleção Descobrindo o Brasil. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2005.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • LUIZ Alfredo Garcia-Roza. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8573/luiz-alfredo-garcia-roza>. Acesso em: 20 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
abrir pesquisa
;