Artigo da seção pessoas Cristina Salgado

Cristina Salgado

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deCristina Salgado: 1957 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , 1999 , Cristina Salgado
Reprodução fotográfica Marco Terranova

Biografia

Cristina Adam Salgado Guimarães (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1957). Pintora, desenhista, escultora, gravadora e professora. Em 1978, gradua-se em genética, na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estuda desenho e pintura com Roberto Magalhães (1940), Rubens Gerchman (1942-2008) e Astréia El-Jaick (1941), entre 1977 e 1978; e litografia com Antonio Grosso, em 1981, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro. Conclui mestrado em comunicação e cultura na Escola de Comunicações da UFRJ. Desde 1993, atua como professora no Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Também é professora assistente no curso de artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), desde 1997. Em 1991, recebe bolsa do British Council de Artista Residente no Yorkshire Sculpture Park, na Inglaterrra, onde expõe individualmente nesse mesmo ano. Em 1999 é contemplada com a bolsa RIOARTE para desenvolvimento de trabalho na área de escultura.

Análise

A figura humana em tensão com o espaço é o elemento recorrente no trabalho de Cristina Salgado. Outro tema recorrente na obra da artista é o ser humano em sua aventura errática pelo cotidiano da cidade grande. O conjunto de esculturas em ferro fundido intitulado Humanoinumano, de 1995, é desenvolvido a partir de ações como fragmentar o corpo, dividi-lo em pedaços, perfurá-lo, juntar suas partes de outras maneiras, alterar sua funcionalidade e sua simbologia. Em uma das peças, por exemplo, Salgado perfura profundas cavidades oculares em uma cabeça de ferro, e no fundo coloca dois olhos 'realistas', feitos com próteses de vidro. O crítico de arte Ricardo Basbaum (1961) observa que as imagens construídas por Salgado nessa série trazem referências de uma certa representação religiosa do corpo humano, por meio do uso de ex-votos de cera como matriz para as peças fundidas em ferro. Segundo o crítico, essa série de 1995 ressalta as tensões que atravessam os campos do humano e do inumano, considerando suas possibilidades de convergência, hibridizações ou incompatibilidades. Para o crítico Roberto Conduru, a instalação Menina Rezando em sua Cama (2001) conjuga duas vertentes de trabalho com forte presença na obra de Salgado: no desenho e na pintura, figuras diminutas ou agigantadas intranqüilas no seu campo de aparecimento; nas obras tridimensionais, volumes mais ou menos alusivos a corpos humanos, configurando totalidades ao mesmo tempo incisivas e sedutoras.

Outras informações de Cristina Salgado:

  • Outros nomes
    • Cristina Adam Salgado Guimarães
  • Habilidades
    • desenhista
    • Pintora
    • gravadora
    • escultora
    • professora

Obras de Cristina Salgado: (14) obras disponíveis:

Exposições (84)

Todas as exposições

Eventos relacionados (4)

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (10)

  • CRISTINA Salgado: desenhos e pinturas. Rio de Janeiro: Espaço Petite Galerie, 1983.
  • CRISTINA Salgado: esculturas e pinturas. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1987.
  • FERREIRA, Telma Cristina. Alucinações em forma de escultura: a artista plástica carioca Cristina Salgado mostra seu recente trabalho. Galeria: revista de arte, São Paulo: Area Editorial, n. 3, p. 20-21, 1987.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTE, 18. , Belo Horizonte, 1986. Catálogo. Apresentação de Márcio Cunha e Geraldo Magalhães. Belo Horizonte: Museu de Arte, 1986.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 4. , Rio de Janeiro, 1981. Catálogo. Apresentação de Mário Brockmann Machado. Rio de Janeiro: MAM, 1981.
  • SALGADO, Cristina. Cristina Salgado: desenhos e pinturas. Rio de Janeiro: Espaço Petite Galerie, 1983. , il. color.
  • SALGADO, Cristina. Cristina Salgado: esculturas e pinturas. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1987. , il. color.
  • SALGADO, Cristina. Humano inumano: escultura. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1995.
  • SALGADO, Cristina. Nuas. Fotografia Loris Machado; projeto gráfico João Modé. São Paulo: Paço Imperial, 1999. [12 p.], 1f. dobrada, il. color.
  • SALGADO, Cristina; SULEIMAN, Silvio Alvares (coord.). Instantâneos: desenhos 1980-2002. Texto Roberto Conduru, Raul Motta; fotografia Loris Machado, Hermano Cherques, João Bosco, Wilton Montenegro, Rodrigo Lopes, Vicente de Mello, Paulo Muniz, Eires Melo, Valéria Sirangelo; texto Piedade Epstein Grinberg. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. 22 .p, il. p&b color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CRISTINA Salgado. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8551/cristina-salgado>. Acesso em: 21 de Jan. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7