Artigo da seção pessoas Mário Ishikawa

Mário Ishikawa

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deMário Ishikawa: 1944 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Presidente Prudente)
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Quo Vadis Mona Lisa? , 1986 , Mário Ishikawa
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini

Biografia

Mário Noboru Ishikawa (Presidente Prudente, São Paulo, 1944). Pintor, desenhista, artista intermídia e professor. Ainda como estudante, participa da 1ª Bienal de Artes Plásticas em Salvador e do 15º Salão Paulista de Arte Moderna, em 1966. Em 1968, forma-se em desenho pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo. Entre 1968 e 1977, é professor da Faculdade de Belas Artes, na mesma cidade. Na Pinacoteca do Estado, realiza a mostra Lugar Comum, em 1977, e integra as exposições Xerografia, em 1980, e Arte Xerox Brasil, em 1984, em São Paulo, entre outras.

Leciona artes plásticas na Faap entre 1970 e 1989. Participa da Bienal Internacional de São Paulo em 1967 e 1989. Ministra aulas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), de 1971 a 1978, e integra o corpo docente do Departamento de Artes Plásticas da Universidade São Judas Tadeu desde 1995. Apresenta trabalhos na individual Discurso Político & Memórias, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 1984. Durante a década de 1990, expõe em diversas mostras no Brasil e no Japão. Entre 1997 e 2002, integra o Salão Bunkyo de Arte Contemporânea, configuração mais recente do antigo Salão Seibi.

Análise

A partir do início da década de 1970, Mário Ishikawa dedica-se à xerografia e à arte postal, num esforço de ampliar a circulação das imagens de teor político que produz, sendo até hoje bastante conhecido por esses trabalhos. Desse período, são as obras Brasil Correio, Homenagem (1974), Homenagem aos Dez Mais (s.d.) e Alfabeto dos Surdos-Mudos (s.d.), nas quais o artista explora as possibilidades de apropriação de imagens, interferindo sobre elas. Em On-Off (1973-1974), publicação composta de colaborações de diversos artistas, Ishikawa apresenta uma espécie de teste interpretativo no qual brinca com conceitos como símbolo, metáfora e alegoria.

O artista volta-se ainda para a pintura no decênio seguinte, fazendo uso do craquelê em telas de temas diversos. Em Quo Vadis Mona Lisa? e Homage for Albers, ambas de 1986, utiliza a técnica mencionada para apropriar-se das obras ou de fragmentos que as identificam, visando um diálogo contemporâneo com esses ícones da história da arte.

Interessado mais uma vez nas possibilidades de divulgação oferecidas pelos novos meios, participa da ação L´Oeuvre du Louvre, de Paulo Laurentiz (1953-1991), em 1990, junto de Anna Barros (1931-2013), Lúcio Kume (1951), Milton Sogabe (1953) e Regina Silveira (1939). O grupo envia inúmeras mensagens por fax, como se fizesse uma invasão simbólica ao renomado museu francês.

Outras informações de Mário Ishikawa:

  • Outros nomes
    • Mario Noboru Ishikawa
    • Mário Ishikawa
    • Mário Noboru Ishikawa
  • Habilidades
    • pintor
    • artista intermídia
    • desenhista
    • professor

Obras de Mário Ishikawa: (11) obras disponíveis:

Exposições (59)

Artigo sobre Prospectiva' 74

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioProspectiva' 74: 16-08-1974  |  Data de término | 16-09-1974
Resumo do artigo Prospectiva' 74:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Ibirapuera, São Paulo, SP)

Artigo sobre Poéticas Visuais

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioPoéticas Visuais: 29-09-1977  |  Data de término | 30-10-1977
Resumo do artigo Poéticas Visuais:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Ibirapuera, São Paulo, SP)

Artigo sobre Arte Xerox Brasil

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArte Xerox Brasil: 15-05-1984  |  Data de término | 10-06-1984
Resumo do artigo Arte Xerox Brasil:

Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (14)

  • SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE CAMPINAS, 13., 1988, São Paulo. 13º Salão de Arte Contemporânea de Campinas: Simbologias e alternâncias - momentos ocupacionais da expressão plásticas. Curadoria Alberto Beuttenmüller, Paulo Cheida Sans, Cléia Berenice Corrêa Pimentel, José Joaquim Lunazzi, Julio Plaza, Marcos Rizolli. Campinas: MAC - José Pancetti, 1988.
  • PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. Apresentação Arlindo Machado, Julio Plaza. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
  • AMARAL, Aracy; TORAL, André. Arte e sociedade no Brasil  de 1976 a 2003. São Paulo: Callis, 2005. v. 3, 47 p.
  • ARTE como questão: anos 70. curadoria Glória Ferreira; texto Glória Ferreira; Luisa Duarte. versão em inglês Stephen Berg et al. São Paulo, SP: Instituto Tomie Ohtake, 2009. 429 p.
  • ARTE xerox Brasil. Textos de Maria Cecília França Lourenço, Hudinilson Jr. e Rosita Gouveia. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1984.
  • Arte: novos meios/multimeios: Brasil ´70/80. Apresentação de Daisy Valle Machado Peccinin. Organizado por FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO, São Paulo, SP. São Paulo: FAAP, 1985.
  • CYTRYNOWICZ, Roney. Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Geração Editorial∕Edusp, 2000.
  • EMERGÊNCIA: 80 anos da imigração japonesa. Apresentação de Abram Szajman e Tomoshige Kusuno. São Paulo: Galeria SESC Paulista, 1988.
  • JURÉIA. Prefácio de Antonio Sadalla. Apresentação de João Paulo Capobianco. Textos de Priscila Siqueira e Olney Kruse. São Paulo: Sadalla Galeria de Arte, 1988.
  • MÁRIO ISHIKAWA. Apresentação de Enock Sacramento. São Paulo: Sadalla Galeria de Arte, 1988.
  • PROSPECTIVA 74. Apresentação de Walter Zanini. São Paulo: MAC/USP, 1974.
  • TENDÊNCIAS DO LIVRO de artista no Brasil. Textos Annateresa Fabris e Cacilda Teixeira da Costa. São Paulo: CCSP, 1985.
  • VIDA e arte dos japoneses no Brasil: 80 anos de imigração japonesa no Brasil. trad. Tradução de Antonio Nojiki. Apresentação de Fujio Tachibana e Pietro Maria Bardi. Textos de Tomoo Handa, Cecília França Lourenço e Teiiti Suzuki. São Paulo: MASP: Banco América do Sul, 1988.
  • VÍRGULA 7. Paris: Espaço Cultural Jorge Amado, 1997.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MÁRIO Ishikawa. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8502/mario-ishikawa>. Acesso em: 16 de Dez. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7