Artigo da seção pessoas José Mindlin

José Mindlin

Artigo da seção pessoas
Literatura / artes visuais  
Data de nascimento deJosé Mindlin: 08-09-1914 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo) | Data de morte 28-02-2010 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
José Mindlin (São Paulo SP 1914 - Idem 2010). Bibliófilo, editor, empresário e advogado. Descendente de judeus russos emigrados para o Brasil, descobre a literatura na biblioteca de sua casa e inicia sua coleção de livros percorrendo as livrarias do centro de São Paulo. Em 1930, trabalha como repórter e redator do jornal O Estado de S. Paulo e, dois anos depois, ingressa na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde conhece sua esposa, a especialista em restauração de livros e editora Guita Mindlin (1916 - 2006). Assume a vice-presidência da Congregação Israelita de São Paulo - CIP, na década de 1940, e presta auxílio aos judeus perseguidos pelos regimes fascistas vigentes em alguns países europeus. Exerce a profissão de advogado até o início da década seguinte, quando, ao lado de outros sócios, torna-se empresário e inaugura a empresa Metal Leve, dedicada à produção de pistões automotivos. Em 1960, ocupa a presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp e, em 1965, constrói em sua casa o primeiro espaço destinado a abrigar sua vultosa biblioteca. Na presidência da Metal Leve, a partir de 1970, patrocina a reedição de diversas revistas importantes, tais como a Revista de Antropofagia, a Revista do Salão de Maio e a Verde, além de livros de arte e literatura. Em 1975, é nomeado secretário da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, atua diretamente na publicação e reedição de títulos importantes da literatura nacional, e promove melhorias na Pinacoteca do Estado, no Arquivo Público e na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Abandona o cargo, no ano seguinte, em protesto contra o assassinato do jornalista Vladimir Herzog (1937 - 1975), por ele escolhido para ocupar o cargo de chefe do Departamento de Jornalismo da TV Cultura. Em 1984, herda a biblioteca do bibliófilo Rubens Borba de Moraes (1899 - 1986), o que o leva a ampliar, em sua residência, o espaço destinado a abrigar seu acervo. Na década de 1990, partes da coleção de livros e gravuras são apresentadas em diversas mostras realizadas no Brasil e no exterior. Deixa a presidência da Metal Leve em 1993, e, dois anos depois, passa a presidir a Associação de Bibliófilos do Brasil. Recebe o título de doutor honoris causa da Brown University, em 1996; da Universidade de São Paulo - USP em 2005; e da Universidade Passo Fundo, em 2007. É eleito membro da Academia Brasileira de Letras - ABL, em 2006, ocupando a cadeira número 29. Em 2009, doa parte de seu acervo de mais de 40 mil livros para USP.

Outras informações de José Mindlin:

  • Outros nomes
    • José Ephim Mindlin
    • José E. Mindlin
  • Habilidades
    • empresário
    • Colecionador
    • Advogado
    • jornalista
    • Direito
    • Bibliófilo
    • editor
  • Relações de José Mindlin com outros artigos da enciclopédia:

Exposições (2)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOSÉ Mindlin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8323/jose-mindlin>. Acesso em: 20 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7