Artigo da seção pessoas Regina Silveira

Regina Silveira

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deRegina Silveira: 18-01-1939 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre)
Imagem representativa do artigo

Programa , 1968 , Regina Silveira
Registro fotográfico João L. Musa

Biografia
Regina Scalzilli Silveira (Porto Alegre RS 1939). Artista multimídia, gravadora, pintora, professora. Conclui, em 1959, bacharelado em pintura no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFGRS), onde estuda com Aldo Locatelli (1915-1962) e Ado Malagoli (1906-1994), entre outros. No início da década de 1960, tem aulas de pintura com Iberê Camargo (1914-1994), e de gravura com Francisco Stockinger (1919-2009) e Marcelo Grassmann (1925-2013), no Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Como bolsista do Instituto de Cultura Hispânica, em 1967, estuda na Faculdade de Filosofia e Letras de Madri. Em 1969, é convidada a ministrar cursos na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Porto Rico. Volta para o Brasil em 1973, e coordena até 1985 o setor de gravura da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Em 1974, passa a lecionar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Na mesma instituição, defende dissertação de mestrado em 1980 e, em 1984, obtém o título de doutora. De 1991 a 1994, permanece em Nova York, com bolsas de estudo concedidas pela John Simon Guggnheim Foundation (1991), pela Pollock-Krasner Foundation (1993) e pela Fullbright Foundation (1994). Em 1995, recebe bolsa de artista residente da Civitella Ranieri Foundation. Recebe, em 2000, o Prêmio Cultural Sergio Motta.

Comentário Crítico
Para o crítico Tadeu Chiarelli, a poética de Regina Silveira parece ter sido determinada pelo contato com a obra de Iberê Camargo (1914-1994), de quem a artista absorve a maneira de encarar a técnica como um meio e não um fim, e aprende a duvidar dos códigos de representação preestabelecidos e cristalizados. Outra referência importante para seu trabalho é a obra de Marcel Duchamp (1887-1968), que lhe permite, de forma irônica, reinventar esses códigos a fim de retirar deles novas possibilidades de significação. Em sua produção, mantém inúmeros pontos de contato como o universo duchampiano, como na obra In Absentia M. D. (1983), em que pinta no chão as sombras agigantadas de alguns dos trabalhos mais famosos do artista, com base em pedestais vazios.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Regina Silveira:

  • Outros nomes
    • Regina Scalzilli Silveira
  • Habilidades
    • pintor
    • gravador
    • desenhista
    • professor de artes plásticas
    • curador
    • artista intermídia

Obras de Regina Silveira: (50) obras disponíveis:

Todas as obras de Regina Silveira:

Midias (1)

Regina Silveira, 2008
Edição de texto e roteiro Cacá Vicalvi Edição de Imagens Karan España Produção Documenta Vídeo Brasil Itaú Cultural

Exposições (559)

Todas as exposições

Eventos relacionados (10)

Fontes de pesquisa (19)

  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. 428 p. xxxxxx
  • Bienal Brasil Século XX xxxxxx
  • COELHO NETO, José Teixeira. Regina Silveira, a revelação da sombra. Arte em São Paulo, São Paulo, n. 22, abr. 1984.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p. xxxxxx
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p.
  • MORAES, Angélica de (org.). Regina Silveira: cartografias da sombra. São Paulo: Edusp, 1996.
  • Perfil coleção Itaú xxxxxx
  • POR que Duchamp? Leituras duchampianas por artistas e críticos brasileiros. São Paulo: Itaú Cultural : Paço das Artes, 1999.  
  • SILVEIRA, Regina. Anamorfas. São Paulo, 1980. Dissertação (Mestrado) - ECA/USP.
  • TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v.
  • __________. Regina Silveira. Apresentação Carlos Cavalcanti. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 1966.
  • __________. Regina Silveira. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 1961.
  • __________. Regina Silveira: anamorfas. São Paulo: MAC/USP, 1980.
  • __________. Regina Silveira: in absentia (stretched). Texto de Walter Zanini. New York: The Queens Museum of Art, 1992. (Contemporary currents). Texto traduzido e revisto por Walter Zanini em 1997.
  • __________. Regina Silveira: inflexões. Porto Alegre: Arte & Fato, 1989.
  • __________. Regina Silveira: inflexões. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1987.
  • __________. Regina Silveira: projectio. Apresentação José Sommer Ribeiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1988.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • REGINA Silveira. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8084/regina-silveira>. Acesso em: 14 de Ago. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7