Artigo da seção pessoas Zulmira Ribeiro Tavares

Zulmira Ribeiro Tavares

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deZulmira Ribeiro Tavares: 1930 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo) | Data de morte 09-08-2018 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia

Zulmira Ribeiro Tavares (São Paulo, São Paulo, 1930 - idem, 2018). Contista, romancista e poeta. Nasce em uma família que experimenta um período de grande prosperidade econômica e social na virada do século XIX para o XX - seu avô Francisco de Paula Ribeiro é o idealizador e um dos fundadores, junto de Eduardo Guinle e Cândido Gaffrée, do Porto de Santos e da Companhia da Docas, na cidade de Santos, São Paulo. Faz os primeiros estudos num externato, completando sua educação em casa, com a orientação de diversos professores - costume entre a maioria das mulheres de sua época. Em 1952, ingressa num curso de formação em cinema no Museu de Arte de São Paulo - MASP.  Por um período, atua como crítica de cinema. Publica um livro de poemas, em 1955, Campos de Dezembro, e, em 1974, lança Termos de Comparação, mescla de ensaísmo, poesia e ficção, pelo qual recebe o prêmio revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). A partir da década de 1980, produz de forma mais regular, despertando a atenção da crítica para livros como O Japonês de Olhos Redondos (1982); O Nome do Bispo (1985), agraciado com o Prêmio Mercedes-Benz de Literatura; O Mandril (1988); Joias de Família (1990); Café Pequeno (1995) e Cortejo em Abril (1998).

Comentário Crítico
A obra de Zulmira Ribeiro Tavares é permeada por uma tendência constante, que se distingue desde Termos de Comparação, de 1974, um misto de criação e reflexão da autora. No livro, dividido em seções de ensaio, conto e poesia, há o trânsito por diferentes gêneros, aproximados ou fundidos, bem como por processos de construção distintos. Como diz o crítico Roberto Schwarz (1938), "a ficção (?) de Zulmira escapa às divisórias entre os gêneros e compõe um destes seres híbridos e racionais em que se reconhece a consistência do moderno".

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Zulmira Ribeiro Tavares:

  • Habilidades
    • escritor
    • Poeta

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ZULMIRA Ribeiro Tavares. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7752/zulmira-ribeiro-tavares>. Acesso em: 13 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7