Artigo da seção pessoas Milton Hatoum

Milton Hatoum

Artigo da seção pessoas
Literatura / teatro  
Data de nascimento deMilton Hatoum: 19-08-1952 Local de nascimento: (Brasil / Amazonas / Manaus)

Biografia
Milton Hatoum (Manaus, Amazonas, 1952). Romancista, contista, professor e tradutor. Descendente de imigrantes libaneses, muda-se para Brasília em 1967 e lá permanece até 1970, quando vai viver em São Paulo. Diploma-se arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e, ainda nesta cidade, trabalha como jornalista e professor. Em 1980, na condição de bolsista, viaja para a Espanha e vive em Madri e Barcelona. Em seguida, já na França, estuda literatura comparada na Sorbonne. Por quinze anos (de 1984 até 1999), leciona literatura francesa na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Seu primeiro romance, Relato de um certo oriente, é publicado em 1986. Em 1996, como professor visitante, ministra aulas de literatura brasileira na Universidade da Califórnia (Berkeley), onde também foi escritor residente. Publica, em periódicos do Brasil e da Europa, artigos e ensaios acerca de autores brasileiros e latino-americanos. Ainda hoje segue contribuindo regularmente com diversos órgãos de imprensa, tais como O Estado de S. Paulo e Terra Magazine

Análise
Ao resenhar o romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, o crítico Daniel Pizza (1970-2011) escreve que a literatura do autor amazonense "vai do meio ambiente ao vazio da alma, fundindo o social e o existencial". Tal definição aponta um dos procedimentos centrais na construção dos romances de Hatoum, que tratam das histórias particulares de certos personagens sem descuidar da observação do contexto social e histórico em que vivem tais personagens.

Este contexto envolve quase sempre o processo de integração dos imigrantes originários do Oriente Médio no Norte do Brasil e as repercussões da ditadura militar brasileira naquela região. Segundo o professor e crítico norte-americano Raymond L. Williams (1950), esta tendência a incluir os acontecimentos históricos na sua ficção decorre do fato de Hatoum ser um escritor de uma minoria (no caso, a minoria libanesa no Brasil), o que o impele a registrar "a voz dos esquecidos: vozes do passado, daquele espaço problemático da assimilação".

Estilisticamente, a prosa de Hatoum varia pouco de livro a livro (o que denota a unidade interna de sua obra), sendo construída com base em narradores que optam sempre por um tom informal, fluente e coloquial. A professora e crítica Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo afirma que, além de "econômico", o estilo de Hatoum é "ao mesmo tempo poético, cheio de figurações e estranhamentos”.

Outras informações de Milton Hatoum:

  • Outros nomes
    • Milton Assi Hatoum
  • Habilidades
    • contista
    • romancista
    • professor universitário
    • tradutor

Midias (1)

Itaú Cultural

Eventos relacionados (3)

Fontes de pesquisa (8)

  • CRISTO, Maria da Luz Pinheiro de (org.). Arquitetura da memória: ensaios sobre os romances Dois irmãos, Relato de um certo oriente e Cinzas do norte de Milton Hatoum. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.
  • HATOUM, Milton. Cinzas do norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
  • HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
  • HATOUM, Milton. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
  • MILTON HATOUM. Site do Artista. Disponível em: http://www.miltonhatoum.com.br. Acesso em 27 set. 2010.
  • Programa do espetáculo -Dois Irmãos Não catalogado
  • TOLEDO, Marleine Paula Marcondes e Ferreira de. Entre olhares e vozes: foco narrativo e retórica em Relato de um certo oriente e Dois irmãos, de Milton Hatoum. São Paulo: Nankin Editorial, 2004.
  • TOLEDO, Marleine Paula Marcondes e Ferreira de. Milton Hatoum - itinerário para um certo relato. Cotia: Ateliê Editorial, 2006

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MILTON Hatoum. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7721/milton-hatoum>. Acesso em: 22 de Nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7