Pessoas

Gil Vicente

Outros Nomes: Gil Vicente Vasconcelos de Oliveira
  • Análise
  • Biografia
    Gil Vicente Vasconcelos de Oliveira (Recife PE 1958). Pintor, desenhista, gravador, fotógrafo e escultor. Inicia seus estudos na Escolinha de Artes do Recife em 1972 e, a partir de 1974, também frequenta os ateliês da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Em 1975, recebe o primeiro prêmio do Salão dos Novos do Museu de Arte Contemporânea de Olinda, Pernambuco. Em 1978, faz sua primeira individual: Pinturas, Desenhos e Gravuras, na Galeria Abelardo Rodrigues, Recife. Nesse ano, participa da fundação da Oficina Guaianases de Gravura. Terminado o segundo grau, se dedica exclusivamente às artes plásticas. Ganha uma bolsa do governo francês e estuda em Paris, de 1980 a 1981. Em 1984, expõe no 15º Panorama da Arte Atual Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP. Em 1989, em Recife, participa do Ateliê Coletivo, onde faz xilogravuras sob orientação de Gilvan Samico (1928). O documentário Gil Vicente - Ofício e Silêncio é lançado concomitantemente à exposição Figuras/Pinturas, em 1996, na Galeria Futuro 25, Recife. A partir de então, suas individuais circulam por várias cidades do Brasil. Em 2001, participa da 3ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre e no ano seguinte da 25ª Bienal Internacional de São Paulo.

    Comentário Crítico
    A obra de Gil Vicente atém-se a materiais como papel, lápis, carvão, nanquim, guache, óleo, tela e a técnicas tradicionais como gravura, foto ou escultura. O artista não busca inovar ou misturar materiais e suportes, apesar de reconhecer que na arte contemporânea é possível trabalhar com qualquer coisa.  À simplicidade de meios corresponde uma tentativa de diminuir ao máximo o estilo pessoal que associa a maneirismo. 

    Na exposição Sessenta Cabeças e Outros Desenhos, de 1997, utiliza-se apenas nanquim e carvão sobre papel branco o que permite um jogo de contrastes. Nos desenhos, o fundo preto instaura uma profunda solidão que envolve as figuras. Nas cabeças, ressalta traços angustiados, que desfiguram os rostos, aos quais sempre falta alguma coisa.

    Na mostra Guaches Recentes, de 2002, trabalha a cor e a consistência da tinta, aproveitando sobreposições, pinceladas largas e rápidas explorando amplas áreas de cor, embora os tons adotados sejam contidos. A temática permanece próxima: corpos e objetos que remetem à solitária vida humana.

    Na Suite Safada, 2005, o artista cobre de nanquim páginas de livros, deixando descobertos apenas parte dos espaços entre as palavras, revelando assim cenas pornográficas ocultas nesses veios.

    Esse respeito às características do material é uma faceta de seu rigor. Melancólico, segundo diz, Gil Vicente não deixa de expressar politicamente suas opiniões. Um exemplo eloquente é a série Inimigos, de 2007, em que ele se retrata, matando violentamente, líderes políticos atuais, de Lula e Bush a Bento XVI e a rainha Elizabeth II.

Exposições

Exibir

Eventos

Fontes de Pesquisa

ANJOS, Moacir dos. Outros desenhos. In: VICENTE, Gil. Gil Vicente: desenhos. Texto Agnaldo Farias, Marcus de Lontra Costa; elenco Jorge Farah; fotografia Flavio Lamenha. Rio de Janeiro: MAM, 2000. 86 p., il. color., p. 28.

ANJOS, Moacir dos; DINIZ, Clarissa; FARIAS, Valquírias. Comentários críticos. In: Suite safada, 2007. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/suite_final.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

BARRETO, Sílvia. Geometria adiada. In: Gil Vicente: geometria adiada. Galeria Mariana Moura, Recife, 2005. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/geometria.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

BRASIL: arte do Nordeste. Introdução Artur Benevides; edição Paulo Lyra; comentário Carlos de Lima; fotografia Alain Brugier, Edgar Rocha. Rio de Janeiro: Spala, 1986. 436 p., il. p&b, color.

CEARÁ e Pernambuco: dragões e leões. Projeto gráfico André Stolarski; fotografia Arnaldo Fontenelle; apresentação Tasso Ribeiro Jereissati; texto Nilton Melo Almeida, Fernando de Mello Freyre, Silvana Meireles, Agnaldo Farias; fotografia Eupídio Suassuna. Fortaleza: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 1998. [80] p., il. color.

CINCO pernambucanos. Rio de Janeiro: Galeria de Arte IBEU Copacabana, 1986. 16 p., il. color.

CLÁUDIO, José. Dias de alegria. In: Suplemento Cultural do Diário Oficial, Recife, ano XXI, set. 2006, p15. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/inimigos/texto_jose.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

CLÁUDIO, José. Gil Vicente (I). In: Suplemento Cultural do Diário Oficial, Recife, ano XX, fev. 2006, p15. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/inimigos/texto_jose.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

CLÁUDIO, José. Gil Vicente (II). In: Suplemento Cultural do Diário Oficial, Recife, ano XX, mar. 2006, p15. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/inimigos/texto_jose.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

CLÁUDIO, José. Penetra nesse pélago profundo. In: Suplemento Cultural do Diário Oficial, Recife, ano XX, set. 2005, p15. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/inimigos/texto_jose.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

COR de Pernambuco. São Paulo: Ranulpho Galeria de Arte, 1989. , il. color.

DOCTORS, Márcio. Artista da figura, Gil Vicente. In: Gil Vicente - 25ª Bienal Internacional de São Paulo, 2002. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/bienal/bienal_texto.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

FARIAS, Agnaldo. Gil Vicente visita a pintura. In: VICENTE, Gil. Gil Vicente. Texto Agnaldo Farias. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2004. [4] p., il. color.

FARIAS, Valquíria. O energúmeno. VICENTE, Gil. Inimigos. Texto Valquíria Farias. Recife: Galeria Mariana Moura, 2005. 1 folha dobrada., il. p&b.

GIL Vicente. Ventura, Rio de Janeiro: Spala, n.4, p.100-110, jun./ago.1988.

HÉLIO, Mário. Abismos em movimento. Revista Continente Multicultural, Recife, jan. 2001. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/percurso_continente.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

JOSÉ Cláudio e Gil Vicente: interpretam o quadro "Saudades" de Almeida Júnior. Recife: Museu do Estado de Pernambuco, 1987. , il. p&b color.

PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA, 2007, São Paulo, SP. Panorama da arte Brasileira 2007: contraditório. Tradução Noemi Jaffe Cartum, Paul Webb, José Carlos Hernández Prieto; curadoria Moacir dos Anjos. São Paulo: MAM, 2007. 192 p., il. 1 CD sonoro.

PERMANÊNCIA da pintura. Texto José Cláudio; curadoria Maria Tereza Dourado. Olinda: Atelier Coletivo, 1990. [10] p., il. color.

PLOEG, Roberto. Inimigos de Gil Vicente. In: Suplemento Cultural do Diário Oficial, Recife, ano XX, abr. 2006, p15. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/inimigos/texto_roberto.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PIRACICABA, 14., 1981, São Paulo. 14º Salão de
Arte Contemporânea de Piracicaba. Apresentação Arayr Olair Ferrari; comentário
Walmir Ayala, Jacob Klintowitz. Piracicaba: Prefeitura Municipal, 1981. 16 p.,
il. p&b.

TEJO, Cristiana. Fragmentos de um mundo colhido. In: Alheio - Gil Vicente. Instituto de Arte Contemporânea, Recife, 2003. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/alheio/texto_cristiana.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

VICENTE, Gil. Entrevista com Mário Hélio. Revista Continente Multicultural, Recife, jan. 2001. Disponível em: [http://www.gilvicente.com.br/percurso/percurso_continente.html]. Acesso em: 23 jun. 2009.

VICENTE, Gil. Gil Vicente: pinturas. Recife: Futuro 25 - Artes Plásticas, 1984. , il. p.b. color.

VICENTE, Gil. Gil Vicente: pinturas. Recife: Galeria Vicente do Rego Monteiro, 1990. il. color., foto p.b.

VICENTE, Gil. Naturezas-mortas: pinturas. Texto de Weydson Barros Leal. Recife: Galeria Futuro 25, 1993. , il. color., p.b

VICENTE, Gil. Paisagens/ Pinturas. Recife: Futuro 25 - Artes Plásticas, 1986. [8 p.], 1f.solta, il. p.b. color.

VICENTE, Gil. Pinturas. Recife: Galeria Futuro 25, 1996. s.p. il., foto p.b.