Artigo da seção pessoas José Simão

José Simão

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deJosé Simão: 31-12-1943 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia

José Simão (São Paulo, São Paulo, 1943). Em 1969, ingressa na Faculdade de Direito da USP, mas não chega a concluir o curso. Começa no jornalismo em meados da década de 1980 como redator do suplemento Casa e Companhia da Folha de S. Paulo. Exerce diversas funções nesse jornal, entre elas a de editor-assistente do caderno Ilustrada. Em 1987, passa a assinar uma coluna diária, inicialmente dedicada a comentários sobre televisão. Desde então, Simão desenvolveu um estilo de escrita peculiar, capaz de levar a informalidade e a zombaria ao paroxismo. Política, futebol, cultura e as mazelas do cotidiano da cidade são os temas que costuma abordar na coluna. Seus textos, compostos de períodos curtos e ágeis, repletos de trocadilhos, exclamações e bordões, tornaram-se conhecidos pela quantidade e atualidade das piadas que são capazes de condensar. Os textos de José Simão estão reunidos em quatro livros: Macaco Simão no Cipó das Onze ou Se Acordar Cedo Desse Dinheiro Passarinho Já Tava Milionário (1991), Guia do Lamagate ou Macaco Simão na República das Bananas (1992), Macaco Simão no Tetra (1994) e Macaco Simão em Nóis Sofre Mais Nóis Goza (1999). José Simão é um dos mais irreverentes cronistas da imprensa brasileira.

Outras informações de José Simão:

  • Habilidades
    • Cronista

Fontes de pesquisa (1)

  • ALMEIDA, Jane Mary Pereira. Os Chistes e Outras Relações - Análise? Estudo? Leitura? Os efeitos das crônicas de José Simão. Os diferentes humorismos nas crônicas de José Simão. Tese de mestrado em Comunicação e Semiótica defendida na Pontifícia Universidade de São Paulo em 1995.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOSÉ Simão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7543/jose-simao>. Acesso em: 19 de Out. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7