Artigo da seção pessoas Thomaz Farkas

Thomaz Farkas

Artigo da seção pessoas
Artes visuais / cinema  
Data de nascimento deThomaz Farkas: 17-10-1924 Local de nascimento: (Hungria / Budapeste) | Data de morte 25-03-2011 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Imagem representativa do artigo

Rio de Janeiro , ca. 1940 , Thomaz Farkas

Biografia
Thomaz Jorge Farkas (Budapeste, Hungria 1924 - São Paulo SP 2011). Fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema. Em 1930, imigra com a família para São Paulo, onde seu pai é sócio fundador da Fotoptica, uma das primeiras lojas de equipamentos fotográficos do Brasil. Associa-se ao Foto Cine Clube Bandeiranes (FCCB) em 1942, e começa a expor em salões nacionais e internacionais. Em livros e revistas importados, conhece os trabalhos de Edward Weston (1886-1964) e Anselm Adams (1902-1984), dois expoentes da fotografia moderna norte-americana. Na década de 1940, fotografa companhias de balé, esportes, paisagens e cenas do cotidiano urbano de São Paulo e do Rio de Janeiro. Realiza, em 1949, a mostra individual Estudos Fotográficos, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e sete imagens suas passam a integrar a coleção do Museum of Modern Art (MoMA) [Museu de Arte Moderna de Nova York]. Em 1950, com Geraldo de Barros (1923-1998), desenvolve o projeto do laboratório de fotografia no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), onde dá aulas no ano seguinte. Paralelamente, faz experimentações em cinema, freqüenta os estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e inicia correspondência com o documentarista holandês Joris Ivens (1898-1989). Gradua-se em engenharia mecânica e elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) em 1953. De 1957 a 1960, fotografa a construção e a inauguração de Brasília. Após o falecimento do pai, em 1960, assume a direção da Fotoptica, cargo que ocupa até 1997.

Entre 1964 e 1972, atua como produtor, patrocinador e, algumas vezes, como diretor de cinema e fotografia em documentários sobre a cultura popular no interior do Brasil no projeto conhecido como Caravana Farkas, que reúne cineastas como Eduardo Escorel (1945), Maurice Capovilla (1936), Paulo Gil Soares (1935), Geraldo Sarno (1938) e o fotógrafo Affonso Beato (1941). Os filmes são premiados em festivais dentro e fora do país, tornando-se referência para o cinema nacional. Em 1969, passa a lecionar fotografia nos Departamentos de Cinema e Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde desenvolve tese de doutorado sobre os métodos de realização de seus documentários. Lança a revista Fotoptica em 1970, com ensaios de fotógrafos brasileiros e internacionais, e inaugura, em 1979, a Galeria Fotoptica, pioneira na divulgação e comercialização de fotografia no país. A partir de 1990, integra o Conselho Deliberativo da Coleção Pirelli Masp de Fotografia. Assume a direção da Cinemateca Brasileira de São Paulo, em 1993. Em 1997, lança o livro Thomaz Farkas, Fotógrafo e realiza exposição homônima no Masp com trabalhos produzidos nos anos 1940 e 1950. Em 2005, a Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp) inaugura a exposição Brasil e Brasileiros no Olhar de Thomaz Farkas, que apresenta, pela primeira vez, imagens coloridas feitas nas décadas de 1960 e 1970. No ano seguinte, parte dessas fotos é reunida no livro Thomaz Farkas, Notas de Viagem.

Comentário Crítico
Com Geraldo de Barros (1923-1998) e German Lorca (1922), Thomaz Farkas é considerado um pioneiro da fotografia moderna no Brasil. Suas imagens feitas nos anos 1940 e 1950 são identificadas com a visualidade desenvolvida pelas vanguardas européias e norte-americanas nas primeiras décadas do século XX: ângulos inusitados, closes, elementos seriados e composições geométricas. Os artistas modernos querem mostrar que a fotografia não é apenas um espelho da realidade, mas também uma técnica que proporciona outra maneira de ver o mundo. Os enquadramentos, os jogos de luz e os pontos de vista de cima e de baixo se afastam da percepção convencional e, por vezes, aproximam a fotografia da pintura abstrata.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Thomaz Farkas:

  • Outros nomes
    • Thomaz Jorge Farkas
    • homas Farkas
    • Thomas J. Farkas
  • Habilidades
    • professor universitário
    • diretor de cinema
    • fotógrafo
    • produtor
    • Engenheiro

Obras de Thomaz Farkas: (11) obras disponíveis:

Título da obra: Telhas

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoTelhas : 1947
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Espetáculos (1)

Exposições (79)

Todas as exposições

Eventos relacionados (6)

Fontes de pesquisa (15)

  • OUTEIRO, Robson (coord.); PAIVA, Joaquim (org.). Visões e alumbramentos: fotografia brasileira contemporânea na coleção Joaquim Paiva. Versão em inglês Katica Szabó, Laura Ferrari; fotografia Denise Andrade. São Paulo: BrasilConnects Cultura & Ecologia, 2002. 296 p., il. p&b. color.
  • Programa do Espetáculo - Arena Conta Zumbi - 1965 Não catalogado
  • TEIXEIRA, Isabel (Coord.). Arena conta arena 50 anos. Texto Vadim Nikitin, Isabel Teixeira; pesquisa Anna Setton, Felipe Gonçalves Schermann, Isabel Teixeira, Newton Moreno. São Paulo: Cia. Livre da Cooperativa Paulista de Teatro, [2004]. CDR792A681
  • A CARAVANA Farkas: documentário - 1964/1980. Curadoria Sérgio Muniz. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1997. 48 p., il. p&b.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli/MASP de Fotografias: v. 6. Texto Boris Kossoy; versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1996. 92 p., il. p&b. color.
  • COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 224 p., il. p&b.
  • FARKAS, Thomaz. Notas de Viagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 176 p., il. color.
  • FARKAS, Thomaz. Thomaz Farkas, fotógrafo. São Paulo: DBA: Melhoramentos, 1997. [152] p., il.
  • FARKAS, Thomaz. Thomaz Farkas. Texto Rosely Nakagawa, Simonetta Persichetti, Rubens Fernandes Júnior. São Paulo: Edusp, 2002. 156 p., il. p&b. (Artistas da Usp, 11).
  • FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Labirinto e identidades: panorama da fotografia no Brasil [1946-1998]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 232 p., 124 il.
  • FERNANDES JUNIOR, Rubens. Thomaz Farkas e José Medeiros, modernos e eternos. São Paulo, 1997. Texto datilografado.
  • Morre aos 86 anos o fotógrafo Thomaz Farkas. UOL. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2011 Não catalogada
  • PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade, 1997. 207 p., il. p&b.
  • SEMANA DA FOTOGRAFIA DE CURITIBA, 4., 1994, Paraná; MARIANI, Anna; MASCARO, Cristiano. 4ª Semana da fotografia de Curitiba. Curitiba: FCC, 1994. s.p.
  • SEMANA FERNANDO FURLANETTO, 2., 1999, São João da Boa Vista, SP. II Semana Fernando Furlanetto. Curadoria Fritz. São João da Boa Vista: Prefeitura Municipal, 1999. [29] p., il. p&b, color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • THOMAZ Farkas. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7520/thomaz-farkas>. Acesso em: 28 de Jul. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7