Título da obra: Quarteto Trajetória das Cores


Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Geometria da Terra nº 11
,
1982
,
Aldir Mendes de Souza
Aldir Mendes de Souza (São Paulo, São Paulo, 1941 - idem, 2007). Pintor, desenhista, escultor e gravador. Forma-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM) em 1964, especializando-se em cirurgia plástica. Autodidata em pintura, começa a expor no início da década de 1960, desenvolvendo paralelamente as carreiras de médico e de artista. Defende sua tese de doutorado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), em 1966. A partir de 1969, o cafeeiro e o cafezal tornam-se assuntos constantes em sua produção. Nos anos 1970, realiza pinturas que fazem referências à cidade se expandindo em direção ao campo. Nessa mesma década, atua como roteirista e diretor de cinema, realizando curtas, médias e longa-metragens.
Em 1992, Souza comemora 30 anos de pintura com exposição no Paço das Artes, em São Paulo. No mesmo ano, na Itália, publica Geometrie Parlanti [Geometrias Falantes], livro sobre sua obra que conta com textos de críticos italianos e com um poema de Haroldo de Campos (1929-2003), escrito com base na obra de Souza especialmente para essa publicação. Desde o início da década de 1980 são lançados vários livros que analisam sua trajetória artística, como Aldir - Obsessão pela Cor, da autoria dos críticos Frederico Morais e Olívio Tavares de Araújo.
Aldir Mendes de Souza inicia sua carreira artística nos anos 1960. Realiza performances e obras em técnica mista próximas do universo da ficção científica, como Tragédia Espacial (1966). Na década de 1970, faz trabalhos com chapas e filmes para raio-X e em termografia, como Mulher em Termografia (1973), nos quais se nota a influência de sua atuação como médico. Ao mesmo tempo, os temas do cafezal e da relação entre campo e cidade aparecem em sua produção. Essas pinturas apresentam, num primeiro momento, uma vocação descritiva, como na tela Cafezal (1962). Aos poucos, porém, o tema do cafezal passa a ser tratado de um modo cada vez mais abstrato, como em Cidade Campo (1982).
Ao comentar a obra de Aldir Mendes de Souza, o crítico Frederico Morais nota que, a partir dos anos 1970, a geometria toma o lugar do tema. E também pondera que, apesar da diferença de tratamento formal, a pintura de Souza sugere aproximações com as obras de Arcangelo Ianelli (1922-2009) e Alfredo Volpi (1896-1988) no que tange à preocupação com a cor num contexto geométrico. Como nota o historiador da arte Renato Brolezzi, a produção do artista ao longo do tempo procura a resposta para uma questão básica - a de como compreender e traduzir plasticamente o espaço. A geometria, principalmente com o uso de retângulos em perspectiva, torna-se predominante em sua obra. A partir do fim da década de 1980, Souza produz trabalhos de pintura em concreto e propõe telas exibidas na horizontal, dispostas no chão, que possibilitam um diferente ângulo de visão ao espectador.
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Sergio Guerini
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica de Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Galeria de Artes das Folhas (São Paulo, SP)
Galeria de Artes das Folhas (São Paulo, SP)
Galeria Teatro de Arena (São Paulo, SP)
Galeria Artécnica (São Paulo, SP)
Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC)
Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC)
Galeria Teatro de Arena (São Paulo, SP)
Galeria Artécnica (São Paulo, SP)
Galeria de Artes das Folhas (São Paulo, SP)
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Galeria Prestes Maia
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Convento de Nossa Senhora do Carmo. Igreja (Salvador, BA)
Galeria do Cine Belas Artes (São Paulo, SP)
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: