Artigo da seção pessoas Fritz Jank

Fritz Jank

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deFritz Jank: 1910 Local de nascimento: (Alemanha / Bayern / Munique) | Data de morte 1960 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Fritz August Erwin Jank (Munique, Alemanha, 1910 – São Paulo, São Paulo, 1960). Pianista e professor. Seu pai, Erwin, toca piano, é cantor e professor de canto. Influencia a formação do filho, que tem aulas com Schmidt-Lindner e Walter Courvoiser (1875-1931). Apresenta-se em público pela primeira vez aos 10 anos de idade; atua como regente assistente e preparador na cidade de Berna (República Checa) e, entre 1931 e 1933, como correpetidor na Ópera de Munique. Em 1935, muda-se para São Paulo, a convite do irmão mais velho, Walter, que vive na cidade desde 1921. Conhece o violinista inglês Frank Smit, com o qual se apresenta em diversas cidades do Norte e Nordeste do Brasil. Faz o primeiro recital solo no Teatro Municipal de São Paulo em 1935. Firma-se, desde então, como pianista acompanhador, solista e camerista. Destaca-se como divulgador da obra de Ludwig van Beethoven (1770-1827), sem descuidar do repertório brasileiro. Em 1945, integra o Trio São Paulo, com Gino Alfonsi (violino) e Calixto Corazza (violoncelo). Dá aulas particulares de piano desde sua chegada ao Brasil e, em 1945, é contratado pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, onde leciona até o fim da vida. Em 1954, dá aulas, também, na Escola de Música de Piracicaba, São Paulo. Leciona, ainda, na Academia Paulista de Música, no Conservatório Estadual de Tatuí e no Colégio de Música da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), todos em São Paulo.

Comentário crítico
Antes de vir ao Brasil, Fritz Jank é, sobretudo, correpetidor de ópera. Em 1933, o diretor da Ópera de Munique escreve carta de recomendação atestando que ele é “um excelente pianista” que “domina todo o repertório de ópera”[1].

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Fritz Jank:

  • Habilidades
    • Pianista
    • professor de música
    • professor universitário

Fontes de pesquisa (2)

  • Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. Organização Marcos Antônio Marcondes. 2. ed., rev. ampl. São Paulo: Art Editora : Itaú Cultural, 1998.
  • FERRARI, Suzana Neto. Fritz Jank: pioneirismo brasileiro na arte de acompanhar. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FRITZ Jank. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa638005/fritz-jank>. Acesso em: 17 de Out. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7