Artigo da seção pessoas Ronaldo Wrobel

Ronaldo Wrobel

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deRonaldo Wrobel: 1968 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia
Ronaldo Wrobel (Rio de Janeiro RJ 1968). Romancista, contista, cronista, roteirista e advogado. Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Ronaldo Wrobel inicia sua trajetória literária em 1998, publicando o romance Propósitos do Acaso. Com o lançamento de Nossas Festas - Celebrações Judaicas, em 2007, faz sua estreia como autor infantojuvenil. Traduzindo Hannah, seu quarto livro e segundo romance, é publicado em 2010, sendo traduzido para a língua espanhola e lançado em Madri dois anos depois, em 2012. Como colunista na revista de assuntos judaicos Menorah, assina uma coluna mensal, na qual aborda inclusive temas políticos.

Comentário Crítico
Ao comentar a situação do gênero romanesco no âmbito da cultura contemporânea, dominada pela velocidade de informação e pela predominância das imagens, Ronaldo Wrobel afirma que o romance deve procurar envolver o leitor "com boas histórias" - e justifica: "O ser humano sempre gostou e vai gostar de boas histórias".

Desde sua estreia, com o romance Propósitos do Acaso, em 1998, Wrobel demonstra a intenção de recuperar para o gênero, após décadas de preferência dada às tramas de ordem psicológica, a importância e o valor de enredos recheados de peripécias e reviravoltas. Optando por cobrir um amplo espectro de tempo e espaço (a história se inicia na Itália fascista, atravessa o Brasil do mesmo período e revive no Rio de Janeiro contemporâneo), Wrobel desenvolve uma intrincada trama que envolve (sempre com ironia e bom humor) histórias de amor peculiares, a incipiente emancipação feminina, o totalitarismo político e as práticas e os costumes hipócritas da sociedade do início do século XX.

Em Traduzindo Hannah, seu segundo romance, esse expediente é retomado e aprofundado, dando ainda maior relevo à tensa situação política dos judeus às vésperas do acirramento do antissemitismo que marcaria o período imediatamente anterior à Segunda Guerra Mundial. Ao aliar uma ficção inventiva com uma pesquisa e uma descrição históricas detalhadas e fiéis, Wrobel procura oferecer ao leitor a representação de uma época e de um determinado segmento da sociedade brasileira (os imigrantes judeus recém-chegados ao Brasil) que apresente tanto seus percalços de ordem prática e política quanto suas peculiaridades sentimentais e humanas.

Outras informações de Ronaldo Wrobel:

  • Habilidades
    • romancista

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • RONALDO Wrobel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa617512/ronaldo-wrobel>. Acesso em: 24 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7