Artigo da seção pessoas Nilton Resende

Nilton Resende

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deNilton Resende: 14-06-1970 Local de nascimento: (Brasil / Alagoas / Maceió)

Biografia

Nilton José Melo de Resende (Maceió, Alagoas, 1970). Contista, poeta, diretor teatral, ator, dramaturgo, professor. Em 2000, forma-se em letras pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde leciona, de 2006 e 2008. Durante a graduação, trabalha em livrarias e como divulgador de livros da editora Nova Fronteira. Desde 1990, participa de montagens teatrais, dividindo-se nas funções de diretor, ator e dramaturgo. Entre 1998 e 2002, integra os grupos Infinito Enquanto Truque e, desde 2006, participa da Cia. Ganymedes, da qual é cofundador.

No início da década de 1990, começa a composição de versos. Em 1998, seu conjunto de poemas é premiado no Festival Universitário de Literatura, realizado em São Paulo pela Revista Livro Aberto. No mesmo ano, lança o primeiro livro, O Orvalho e os Dias. Em 2007, torna-se mestre pela Ufal, com a tese [AR-TE-SA-NI-AS]: Modos do Alegórico em Contos de Lygia Fagundes Telles. Recebe o Prêmio Lego de Literatura de 2009, com os contos de Diabolô, obra lançada em 2011.

Em 2012, seu conto "A Dresta" é publicado em inglês na revista londrina Litro, traduzido por Alison Entrekin, com o título "The crack". No mesmo ano, outro conto, "A Ceia", é publicado em espanhol na Revista Machado de Assis (lançada na Feira de Frankfurt), com tradução de Pablo Cardellino Soto, com o título "La Cena". Desde 2014, ministra o curso de criação literária no Sesc Alagoas.

Na área do ensino, participa, em 2016, do Projeto Pé de Página, circuito Ceará, Sergipe, Tocantins e Piauí. No mesmo ano, lança o livro A construção de Lygia Fagundes Telles: Edição Crítica de Antes do Baile Verde, resultado de sua tese de doutorado. Em 2017, participa dos circuitos de Criação Literária e de Autores do Arte da Palavra, nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em 2018, o conto "A Ceia" é publicado na revista D-Fiction, com tradução de Stéphane Chao, sob o título "Le Repas".

Nilton Resende transita sua atuação profissional entre o Teatro e a Literatura, tanto como pesquisador quanto realizador, como em suas experiências na direção teatral e na escrita. O campo da educação, também é um tema de interesse de suas pesquisas que tratam do ensino de literatura tanto no ensino médio quanto nos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras, com o objetivo de que textos literários sejam privilegiados em todos os níveis de formação.

Outras informações de Nilton Resende:

  • Outros nomes
    • Nilton José Melo de Resende
  • Habilidades
    • Contista
    • Poeta
    • diretor de teatro
    • Ator

Fontes de pesquisa (5)

  • CAVALCANTE, Simone. Com a palavra Nilton Resende. Entrevista. In: Mundo leitura. Disponível em: www.mundoleitura.com.br/2012/09/4637.
  • PROGRAMA Autoria. Nilton Resende. TVE Alagoas, Maceió, 21 out. 2010.
  • RESENDE, Nilton. Currículo. Plataforma Lattes. Disponível em: < http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766492Z8 > Acesso em: 6 abr 2018.
  • RESENDE, Nilton. Verbete. In: Enciclopédia. SP Escola de Teatro. Disponível em: < www.spescoladeteatro.org.br/enciclopedia/index.php/Nilton_Resende >. Acesso em: 28 set. 2012.
  • RESENDE, Nilton. [Currículo]. Enviado pelo artista em 6 abr. 2018.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • NILTON Resende. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa617317/nilton-resende>. Acesso em: 16 de Nov. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7