Artigo da seção pessoas Luisa Geisler

Luisa Geisler

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deLuisa Geisler: 1991 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Canoas)

Biografia

Luisa Dalla Valle Geisler (Canoas, Rio Grande do Sul, 1991). Contista, romancista e estudante. Passa a infância na cidade natal, estuda na Escola Municipal Ícaro até a terceira série do ensino fundamental, em seguida se transfere para a Escola Luterana Concórdia e completa os estudos no Colégio Cristo Redentor, em 2008. No ano seguinte, ingressa no curso de letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que frequenta por um ano. Em 2010, participa da oficina de criação literária coordenada pelo escritor Assis Brasil (1945), retornando à universidade em 2011, simultaneamente nos cursos de relações internacionais, na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul (ESPM/RS), e ciências sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estreia na literatura em 2011, com Contos de Mentira, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura. Contemplado pelo mesmo prêmio na edição seguinte, o romance Quiçá é publicado em 2012 - ano em que a autora é incluída na lista dos melhores escritores brasileiros com menos de 40 anos pela revista britânica Granta. Colunista da revista Capricho desde novembro de 2011, vive entre Canoas e Porto Alegre.

Análise

A ficção de Luisa Geisler, empenhada em retratar o esvaziamento das relações contemporâneas, vale-se sobretudo de situações cotidianas - ou de eventos extraordinários tratados como banais - para expor as dificuldades afetivas das personagens. Em Contos de Mentira (2011), seu livro de estreia, revela a predileção por temas familiares ou amorosos.

A dificuldade de expressão notada nas personagens de O Moço e o Velho é, assim, semelhante à encontrada em Ovelha Branca: no primeiro conto, três filhos tentam convencer o pai a internar-se no asilo; no segundo, uma reunião familiar na casa dos pais termina com o assassinato de um dos filhos pelo irmão. Nos dois textos o valor dos acontecimentos é reduzido, para que ganhe atenção a impossibilidade de os protagonistas compreenderem, expressarem e viverem suas emoções: o foco está na interação entre as personagens, e não na sequência de eventos narrados.

O romance Quiçá (2012) retoma essas preocupações centrais ao desenvolver-se em torno da relação entre Clarissa, menina de 11 anos, filha de pais ausentes, e seu primo Arthur, que passa um ano na casa dos tios após tentar suicídio. Há, aqui, dois planos narrativos: em um deles se desenrola um almoço familiar de Natal, em outro, a relação entre os primos. A partir do retrato de uma afetividade que não se cumpre plenamente, o livro questiona o moralismo hipócrita mantido pela família e os efeitos da sociedade de consumo sobre as relações interpessoais.

Os temas secundários explorados em ambos os livros (ménage à trois, apedrejamento de mulheres e vida noturna dos jovens, por exemplo) e a reprodução da oralidade na fala das personagens revelam o ponto de vista implicado na obra de Luisa. Voltado quase sempre para a fala gaúcha e o modo de vida da classe média urbana brasileira.obra de Geisler. Voltado quase sempre para a fala gaúcha e o modo de vida da classe média urbana brasileira.

Outras informações de Luisa Geisler:

  • Outros nomes
    • Luisa Dalla Valle Geisler
  • Habilidades
    • Contista
    • Romancista
    • escritora
  • Relações de Luisa Geisler com outros artigos da enciclopédia:

Fontes de pesquisa (2)

  • Jaffe, Noemi. Boa estrutura alivia linguagem imatura de jovem escritora. Folha de S.Paulo. São Paulo: 21 de julho de 2012. Caderno Ilustrada. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/55604-boa-estrutura-alivia-linguagem-imatura-de-jovem-escritora.shtml >. Acesso em 05 de set. de 2012
  • LUISA Geisler. Entrevista concedida a Luisa Destri. São Paulo, 03 de setembro de 2012.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • LUISA Geisler. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa617302/luisa-geisler>. Acesso em: 23 de Fev. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
abrir pesquisa