Artigo da seção pessoas Maurício Nogueira Lima

Maurício Nogueira Lima

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Artes visuais  
Data de nascimento deMaurício Nogueira Lima: 21-04-1930 Local de nascimento: (Brasil / Pernambuco / Recife) | Data de morte 01-04-1999 Local de morte: (Brasil / São Paulo / Campinas)
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Não Entre à Esquerda , 1964 , Maurício Nogueira Lima
Reprodução Fotográfica Vicente de Mello

Biografia
Maurício Nogueira Lima (Recife PE 1930 - Campinas SP 1999). Pintor, arquiteto, desenhista, artista gráfico, professor. Aos dois anos de idade, muda-se com a família para São Paulo. Entre 1947 e 1950, estuda artes plásticas no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em Porto Alegre. De volta a São Paulo, em 1951, freqüenta cursos de comunicação visual, desenho industrial e propaganda no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, onde conhece Alexandre Wollner (1928), Antônio Maluf (1926 - 2005) e Leopoldo Haar (1910 - 1954). A convite de Waldemar Cordeiro (1925 - 1973) integra, em 1953, o Grupo Ruptura e participa de diversas mostras de arte concreta nos anos que se seguem. Estuda arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, entre 1953 e 1957. Em 1958, é responsável pela criação da logomarca e programação visual da 1ª Feira Internacional da Indústria Têxtil - Fenit, em São Paulo e, em 1960, realiza as primeiras grandes instalações ambientais para indústrias automobilísticas no Salão do Automóvel. A partir de 1974, leciona, entre outras escolas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, onde conclui mestrado e doutorado na área de estruturas ambientais urbanas. Nas décadas de 1980 e 1990, realiza diversos trabalhos em espaços públicos, como a praça Roosevelt, largo São Bento, estações de metrô e no elevado Costa e Silva, todos em São Paulo.

Comentário Crítico
Mauricio Nogueira Lima estuda, entre 1947 e 1949, no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Freqüenta o curso de comunicação visual e propaganda no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo, entre 1951 e 1956. Nesse período desenvolve trabalhos no campo da comunicação visual, ao lado de Alexandre Wollner (1928) e Antônio Maluf (1926 - 2005).

Na tela Composição 1, 1952, cria ritmos horizontais e verticais, apresentando incidências vermelhas e negras que se contrapõem à superfície branca do suporte. Gradualmente adere à pintura concreta, passando a integrar o Grupo Ruptura em 1955. Além do interesse pela disciplina construtiva, o artista dedica-se a uma crescente experimentação cromática, como na tela Sem Título, 1962, na qual apresenta, distribuídos sobre um fundo vermelho, pequenos quadrados em ocre, azul e verde. O uso das cores complementares faz com que a pintura apresente um grande efeito de vibração cromática. Já Objeto Rítmico n. 2, da década de 1970 é uma composição com formas geométricas regulares, que se alternam em amarelos e pretos. O conjunto, pela simetria e repetição de um padrão gráfico, oferece ao espectador a ilusão óptica de um movimento em espiral.

Em pinturas mais recentes, o artista explora ainda a oposição entre pequenas áreas de luz e de cor e amplas extensões cromáticas. Como aponta o artista plástico Claudio Tozzi (1944), as obras de Maurício Nogueira Lima são projetadas a partir de uma geometria sensível e executadas em gestos leves, revelando um trabalho intimista e reflexivo.

Outras informações de Maurício Nogueira Lima:

Obras de Maurício Nogueira Lima: (13) obras disponíveis:

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Eventos relacionados (3)

Fontes de pesquisa (16)

  • 5 PINTORES de vanguarda. Apresentação Carlos Scarinci. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 1965. [8] p., s. il. 
  • SCHENBERG, Mario. Pensando a arte. São Paulo: Nova Stella, 1988. 221 p., il. p&b., color.
  • AMARAL, Aracy (org.). Projeto Construtivo Brasileiro na arte (1950-1962). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1977. 360 p.
  • AMARAL, Aracy (Org.). Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo: perfil de um acervo. Prefácio Ana Mae Barbosa; comentário Aracy Amaral, Sônia Salzstein; fotografia Romulo Fialdini. São Paulo: Techint Engenharia, 1988. 391 p., il.color.
  • Arte construtiva no Brasil: Coleção Adolpho Leirner. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: DBA, 1998. 364 p. 
  • ARTE no Brasil. Apresentação de Pietro Maria Bardi e Pedro Manuel. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Rio de Janeiro: Spala, 1992. 2v., 950p.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, SÃO PAULO, SP; AGUILAR, Nelson (org.). Bienal Brasil Século XX: catálogo. Apresentação Edemar Cid Ferreira; texto José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Agnaldo Farias; curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. 516 p., il. color.
  • BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Tradução Lia Wyler. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. 119 p. (Temas e debates, 4).
  • CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1974. v.2: D a L. (Dicionários especializados, 5).
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p.
  • LIMA, Maurício Nogueira. 77 pinturas. Apresentação Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: Galeria de Arte Global, 1977. 2 folhas dobradas, il. p.b., color.
  • LIMA, Maurício Nogueira. Maurício Nogueira Lima. Apresentacao Sérgio Niceli; apresentação Claudio Tozzi. São Paulo: Edusp, 1995. 109 p., il. color. (Artistas da USP, 2).
  • LIMA, Maurício Nogueira. Maurício Nogueira Lima: pinturas. Campinas: Galeria Aremar, 1962.
  • PONTUAL, Roberto. Arte/ Brasil/ hoje: 50 anos depois. São Paulo: Collectio, 1973. 401 p.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MAURÍCIO Nogueira Lima. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6094/mauricio-nogueira-lima>. Acesso em: 22 de Nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7