Artigo da seção pessoas João de Cristo Rei

João de Cristo Rei

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deJoão de Cristo Rei: 24-06-1900 Local de nascimento: (Brasil / Paraíba / Areia) | Data de morte 1983 Local de morte: (Brasil / Ceará / Juazeiro do Norte)

Biografia

João Quinto Sobrinho (Areias PB 1900 - Juazeiro do Norte CE 1983).  Poeta popular que nos anos de  1931 a 1983 escreve e vende folhetos de cordel em feiras-livres, principalmente em Juazeiro do Norte. Sua obra poética abrange os folhetos História da Guerra de Juazeiro em 1914, O Mundo em Lamentação, Profecia de Padrinho Cícero sobre os 3 Estrondos, o Desencanto do Horto e do Rio Jordão e Batalha de Dois Amantes, entre outros. Segundo o crítico Régis Bonvincino, "por intermédio de vários cordéis, esse talentoso poeta popular assumiu, em certo sentido, o papel de 'porta-voz' das idéias e dos ideais que circula(va)m no imaginário dos fiéis devotos de Pe.Cícero. Dessa forma, estudar sua vida, sua poesia, significa, inevitavelmente, penetrar numa complexa rede de crenças do imaginário popular do sertão".

Outras informações de João de Cristo Rei:

  • Outros nomes
    • João Quinto Sobrinho
  • Habilidades
    • poeta

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOÃO de Cristo Rei. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5869/joao-de-cristo-rei>. Acesso em: 22 de Jun. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7