Artigo da seção pessoas Antonio Gomide

Antonio Gomide

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deAntonio Gomide: 03-08-1895 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Itapetininga) | Data de morte 31-08-1967 Local de morte: (Brasil / São Paulo / Ubatuba)
Imagem representativa do artigo

Mulher , ca. 1922 , Antonio Gomide
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

Biografia
Antonio Gonçalves Gomide (Itapetininga SP 1895 - Ubatuba SP 1967). Pintor, escultor, decorador e cenógrafo. Muda-se com a família para a Suíça em 1913, e freqüenta a Academia de Belas Artes de Genebra até 1918, onde estuda com Gillard e Ferdinand Hodler (1853 - 1918). Muda-se para a França na década de 1920. Em 1922, em Toulouse, trabalha com Marcel Lenoir (1872 - 1931), com quem aprende a técnica do afresco. De 1924 a 1926, em Paris, instala ateliê e entra em contato com artistas europeus ligados aos movimentos de vanguarda. No ambiente parisiense, convive também com Victor Brecheret (1894 - 1955) e Vicente do Rego Monteiro (1899 - 1970). Retorna ao Brasil em 1929. Em 1932, atua na fundação da Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam e do Clube dos Artistas Modernos - CAM. Entre as décadas de 1930 e 1940, além de pinturas, produz afrescos e cartões para vitrais. Leciona desenho na escolinha do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, entre 1952 e 1954. Suas obras aliam formas abstratas a motivos indígenas ou a composições com paisagens. Na área das artes decorativas, com Regina Graz (1897 - 1973) e John Graz (1891 - 1980), é considerado um dos introdutores do estilo art deco no país.

Comentário crítico
Antonio Gomide viaja para a França na década de 1920, onde conhece pintores ligados ao cubismo e outros movimentos de vanguarda. Os quadros Paisagem com Barcos e Ponte de Saint-Michel (ambos de 1923) revelam a geometrização e a simplificação formal cubistas, aliados a uma paleta com suaves passagens de tons que remete ao pintor francês Paul Cézanne (1839-1906). Já o Retrato de Vera Azevedo (1930), na opinião da crítica Maria Alice Milliet, representa a assimilação máxima do art deco no Brasil, com seu caráter altamente estilizado. A arquitetura determina o ritmo ascensional do quadro, acompanhando a verticalização da metrópole paulistana. Algumas obras de Gomide revelam afinidades estilísticas com a produção de Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) e Victor Brecheret (1894-1955).
 
A partir da década de 1930, com o retorno de Gomide ao Brasil, sua pintura passa a enfatizar temas nacionais. Como nota o historiador da arte Walter Zanini, à inspiração cubista de suas obras dos anos 1920, se opõem as obras posteriores, caracterizadas pela abordagem mais espontânea de um repertório diversificado, em que predomina a figura humana.
 
Antonio Gomide destaca-se pela versatilidade técnica, realizando pinturas a óleo, aquarelas, desenhos, afrescos, cartões para vitrais e vários projetos decorativos, nos quais as linhas sinuosas e as formas abstratas são aliadas a motivos indígenas ou a composições com paisagens. Na área das artes decorativas, com Regina Graz (1897-1973) e John Graz (1891-1980), é considerado um dos introdutores do estilo art deco no país.

Outras informações

  • Outros nomes
    • Antonio Gonçalves Gomide
    • Gomide
  • Habilidades
    • pintor
    • desenhista
    • escultor
    • professor de artes plásticas
    • aquarelista
    • decorador
    • cenógrafo
  • Relações

Obras (44)

Todas as obras

Exposições (153)

Artigo sobre The First Representative Collection of Paintings by Brazilian Artists (1930 : Nova York, Estados Unidos)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioThe First Representative Collection of Paintings by Brazilian Artists (1930 : Nova York, Estados Unidos): 11-10-1930  |  Data de término | 30-10-1930
Resumo do artigo The First Representative Collection of Paintings by Brazilian Artists (1930 : Nova York, Estados Unidos):

Nicholas Roerich Museum (Nova York, Estados Unidos)

Todas as exposições

Eventos relacionados (2)

Fontes de pesquisa (29)

  • ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao museu. São Paulo: Perspectiva : Diâmetros Empreendimentos, 1976. 241 p., il. p&b. (Debates, 133). 709.8104 A447d
  • ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao museu. São Paulo: Perspectiva : Diâmetros Empreendimentos, 1976. 241 p., il. p&b. (Debates, 133).
  • BARDI, Pietro Maria. O modernismo no Brasil. Prefácio Giovanni Lenti; fotografia Romulo Fialdini. São Paulo: Banco Sudameris, 1978. 186 p., il. p&b., color. (Arte e Cultura, 1). 709.8104 B246m 1978
  • PERFIL da Coleção Itaú. Prefácio Olavo Egydio Setubal; curadoria e texto Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998. 256 p., fotos color. p. 75.
  • PERFIL da Coleção Itaú. Prefácio Olavo Egydio Setubal; curadoria e texto Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998. 256 p., fotos color. IC 708 P438
  • BATISTA, Marta Rossetti; LIMA, Yone Soares de. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. Apresentação José Mindlin, Gilda de Mello e Souza. 2. ed. São Paulo: IEB/USP, 1998. 322 p. , il. color.
  • BATISTA, Marta Rossetti; LIMA, Yone Soares de. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: USP. IEB, 1984. 316 p., il. p&b color. 708.98161 A5536c
  • BRASIL Europa: encontros no século XX. Curadoria Marc Pottier. Curadoria Jena Boghici; texto Aracy Amaral, Frederico Morais, Antonio Callado, et. al. Brasília: Caixa Cultural, 2000. 79 p. CAT-G DFeccef 2000/b
  • BRASIL Europa: encontros no século XX. Curadoria Marc Pottier. Curadoria Jena Boghici; texto Aracy Amaral, Frederico Morais, Antonio Callado, et. al. Brasília: Caixa Cultural, 2000. 79 p.
  • GOMIDE, Antonio. Antonio G. Gomide. São Paulo: A Ponte Galeria de Arte, 1973. il. color.
  • GOMIDE, Antonio. Antonio G. Gomide . São Paulo: A Ponte Galeria de Arte, 1973. , il. p&b. color. G633 1973
  • GOMIDE, Antonio. Antônio Gomide . Sao Paulo: MAC/USP, 1968. , il. p&b color. G633 1968
  • GOMIDE, Antonio. Antonio Gomide. Texto de Walter Zanini. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 1968.
  • GOMIDE, Antonio. Antonio Gomide: quatro décadas de modernidade. Texto de Elvira Vernaschi. São Paulo: Dan Galeria, 2001
  • GOMIDE, Antonio; COHN, Glaucia S. (Org.). Antonio Gomide : quatro décadas de modernidade. São Paulo: Dan Galeria, 2001. 64 p., il. p&b color. G633 2001
  • KLINTOWITZ, Jacob. A cor na arte brasileira: 27 artistas representativos. São Paulo: Volkswagen do Brasil, 1982. 219 p. il. color.
  • KLINTOWITZ, Jacob. A Cor na arte brasileira : 27 artistas representativos. São Paulo: Volkswagen do Brasil, 1982. 219 p., il. color. 759.98106 K65c
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM. CDR 759.981 L533q
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM.
  • O MODERNO e o contemporâneo na arte brasileira: Coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. São Paulo: MASP, 1998. 207 p. , il. color.
  • O MODERNO e o contemporâneo na arte brasileira: Coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de arte Moderna do Rio de Janeiro. São Paulo: MASP, 1998. 208 p., il. color. ISBN 85-85118-28-8. 708.981 M263rjm
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 585 p. 709.8104 Cg492pr
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 585 p.
  • VERNASCHI, Elvira. Comentário crítico e catalogação de Antônio Gomide (1895-1967). São Paulo: ECA/USP, 1980. 184 p.
  • VERNASCHI, Elvira. Gomide. Apresentação Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves. São Paulo: MWM-IFK, 1989. 246 p. , il. color.
  • VERNASCHI, Elvira. Comentário crítico e catalogação de Antônio Gomide (1895-1967). 1980. 184 p. T759.09281 G633v v.1
  • VERNASCHI, Elvira. Gomide. São Paulo: MWM-IFK, 1989. 246 p., il. p.b. color. (Coleçao MWM-IFK). 759.98106 G633v
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v. 709.81 H673 v.1
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ANTONIO Gomide. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5781/antonio-gomide>. Acesso em: 29 de Mar. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7