Artigo da seção pessoas Fernando Velazquez

Fernando Velazquez

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deFernando Velazquez: 02-01-1970 Local de nascimento: (Uruguai / Montevidéu)

Fernando Velázquez (Montevidéu, Uruguai, 1970). Artista multimídia. Estuda música, mas forma-se em arquitetura em Montevidéu. Radicado no Brasil, torna-se mestre em moda, arte e cultura pelo Senac de São Paulo. Faz pós-graduação em vídeo e tecnologias on e off-line pelo Media Center d'Art i Disseny em Barcelona. Produz instalações, vídeos, performances e objetos interativos com imagens criadas a partir com algoritmos.

Pesquisador de diversas linguagens, suas referências são encontradas na arquitetura sensorial do japonês Tadao Ando (1941) e na obra do artista minimalista americano Dan Flavin (1933-1996). Do primeiro, destaca-se a relação entre os elementos arquitetônicos com o entorno; do segundo, a amplitude luminosa do ambiente em que se encontram as instalações.

Velázquez participa de exposições no Brasil e no exterior como a 7a Bienal do Mercosul (2009), a 14a WRO Media Art Biennale (2011), Polônia, e o Mapping Festival (2011) na Suíça. Obtém o prêmio Mídias Locativas (2008) e o Prêmio Sergio Motta (2009), pelo festival Arte.Mov. Tem obra comissionada pelo Instituto Itaú Cultural para a Bienal de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial, edição 6.0 em 2012, e seus trabalhos fazem parte de coleções públicas. Entre elas, a Fundação Bienal de Cerveira em Portugal, a Fundación Luis Seoane na Espanha e o Museu de Arte do Rio (MAR/RJ). Também trabalha como curador de exposições e espaços de arte, como o Red Bull Station em São Paulo (2015).

Análise 

A produção de Fernando Velázquez utiliza algoritmos e processos gerativos da programação computacional em uma estética atrelada ao uso de mídias convergentes, especialmente videoarte e outros sistemas digitais.

Se a mediação da realidade por aparatos técnicos é motor propulsor em sua obra, ela também é o que viabiliza a construção de paisagens. Com este procedimento, destaca-se o objeto-interativo Paisagem Discreta (2008-2011), que usa um computador conectado a uma televisão de plasma de 50" e uma pequena câmera-web, alocadas em uma estrutura de madeira que remete à caixas fabricadas para o transporte de obras de arte. A relação entre espectador e obra estabelece-se pela execução de um programa de computador criado para que a captura do som ambiente transforme-se em imagens geradas e apresentadas em tempo real. Isso significa que, quando o ambiente está em silêncio, a imagem deixa de ser renderizada. As formas geométricas das imagens também tem o número de facetas redimensionadas de acordo com o volume do som.

Ao apresentar o cruzamento da arte com outras áreas do conhecimento, a poética recorre à questões como sincronia e aleatoriedade, repetição e distinção. Nesta edição de padrões que descrevem a relação entre o ser humano e a obra, a retomada de temas frequentes da história da arte, como retratos e paisagens, é discutida sob paradigmas contemporâneos.

Outras informações de Fernando Velazquez:

  • Outros nomes
    • Fernando Daniel Velazquez Pena
    • Fernando Velázquez
  • Habilidades
    • designer
    • Artista plástico

Exposições (11)

Artigo sobre Vivo Arte.Mov 2008

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioVivo Arte.Mov 2008: 26-09-2008  |  Data de término | 16-11-2008
Resumo do artigo Vivo Arte.Mov 2008:

Espaço Cultural Vivo (São Paulo, SP)

Eventos relacionados (8)

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (5)

  • BASTOS, Marcus. Entre engenho e plástica: uma poética que busca plasmar imaterialidades Marcus Bastos. In:  BASTOS, Marcus; BARRO, Davis; FERRAN, Bronac. Dardo Magazine, Santiago de Compostela, 2012.
  • BASTOS, Marcus; BARRO, Davis; FERRAN, Bronac. Dardo Magazine, Santiago de Compostela, 2012.
  • BEIGUELMAN, Giselle. Fernando Velázquez. Select, São Paulo, n. 21, seção portfolio, 2014.
  • LEÃO, Lucia. Paisagens metafísicas: a arte como forma de pensamento. In: LEÃO, Lucia; VELÁZQUEZ, Fernando. Mindscapes, São Paulo, 2012.
  • MANEIRO, Maria. Fernando Velázquez, Arte em Streaming. Dardo Magazine, Santiago de Compostela Espanha, n. 25, 2014.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FERNANDO Velazquez. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa570117/fernando-velazquez>. Acesso em: 13 de Nov. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7