Artigo da seção pessoas Tania Brandão

Tania Brandão

Artigo da seção pessoas
Teatro  
Data de nascimento deTania Brandão: 1952 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia

Tania Brandão da Silva (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1952). Teórica, crítica, ensaísta e professora. Com continuada carreira acadêmica, Tania Brandão leva para a pesquisa historiográfica em teatro os métodos criados e utilizados pelos estudiosos da história, tendo como foco e recorte fundamental o período do teatro brasileiro moderno.

Graduada em história e com licenciatura plena pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, em 1974, conclui, na mesma instituição, especialização em estética, em 1982, e doutorado em história social, em 1998. É premiada em 1977 e 1979, no concurso de monografias da Funarte, com trabalhos sobre Martins Pena e sobre o Teatro Oficina, publicados pela fundação.

Na década de 1980, exerce a função de crítica teatral nas revistas IstoÉ e Fatos e nos jornais Última Hora e O Globo. Leciona teoria e história teatral na Escola Martins Pena.

Na década de 1990, organiza, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, o ciclo de palestras O Teatro Através da História, publicado em 1994. Integra o corpo docente do Departamento de Teoria Teatral da Universidade do Rio de Janeiro - Uni-Rio, em que desenvolve o projeto de pesquisa Teatro Brasileiro e a Invenção do Moderno, que realiza, entre outros, estudos sobre a Teatro Maria Della Costa - TMDC, a atriz Itália Fausta, o Teatro de Revista e o Teatro Moderno no Rio de Janeiro. Organiza uma Bibliografia do teatro brasileiro no século XX, publicada nos cadernos de pesquisa da Uni-Rio, em 1996. Em 1998, publica um estudo sobre o teatro português no Brasil, na revista do Real Gabinete Português de Leitura.

Em 2001, volta a assinar uma coluna de teatro, no Jornal do Comércio. No mesmo ano, publica O Teatro Brasileiro do Século XX - as oscilações vertiginosas, na revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Em 2002, publica A Máquina de Repetir e a Fábrica de Estrelas: Teatro dos Sete, uma pesquisa sobre o histórico desta companhia.

Outras informações de Tania Brandão:

  • Outros nomes
    • Tania Brandão da Silva
  • Habilidades
    • ensaísta
    • Professora universitária
    • Teórica
    • Crítica

Fontes de pesquisa (3)

  • ALBUQUERQUE, Johana. Tania Brandão. (ficha curricular) In: _________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
  • O TEATRO através da história. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. 2 v.
  • SILVA, Tania Brandão da. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], 23 jun. 2017. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/6160793117168659 >. Acesso em: 11 fev. 2018.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • TANIA Brandão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5695/tania-brandao>. Acesso em: 25 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7