Artigo da seção pessoas João Antônio

João Antônio

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deJoão Antônio: 27-01-1937 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo) | Data de morte 31-10-1996 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia

João Antônio Ferreira Filho (São Paulo, São Paulo, 1937 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996). Contista, cronista, jornalista. É criado no bairro proletário de Presidente Altino, Osasco. Desde os 8 anos trabalha para ajudar a família, primeiro auxiliando o pai em sua pequena mercearia e, em seguida, como office-boy, almoxarife, etc. Ingressa, em 1958, no curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, sem concluí-lo. Dois anos depois, um incêndio em sua casa destrói os manuscritos de Malagueta, Perus e Bacanaço, reescrito, segundo narram, na cabine 27 da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo. Publicado em 1963, a boa repercussão do livro transforma sua vida: transfere-se para o Rio de Janeiro, convidado a trabalhar como redator especial no caderno de cultura do Jornal do Brasil, e inicia intensa atividade na imprensa. Participa, em 1966, da equipe fundadora da revista Realidade, onde desenvolve uma forma original de texto jornalístico, o conto-reportagem. Trabalha ainda na revista Manchete, no jornal Pasquim e em diversos órgãos da imprensa alternativa. Em 1987, recebe uma bolsa para residir em Berlim e realiza palestras em cidades da Alemanha, Holanda e Polônia. Em 1996, é encontrado morto em seu apartamento no Rio de Janeiro. Recriando a linguagem das ruas, sua obra aborda o universo de tipos urbanos marginalizados. Seus contos já foram publicados em antologias e revistas de diversos países, como Alemanha, França, Portugal e República Tcheca.

Outras informações de João Antônio:

  • Outros nomes
    • João Antônio Ferreira Filho
  • Habilidades
    • cronista
    • jornalista
    • contista

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOÃO Antônio. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5622/joao-antonio>. Acesso em: 24 de Set. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7