Artigo da seção pessoas Inglês de Souza

Inglês de Souza

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deInglês de Souza: 28-12-1853 Local de nascimento: (Brasil / Pará / Óbidos) | Data de morte 06-09-1918 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Imagem representativa do artigo

O Missionário , 1891 , Inglês de Souza
Reprodução Fotográfica Horst Merkel

Biografia
Herculano Marcos Inglês de Souza (Óbidos PA 1853 - Rio de Janeiro RJ 1918). Romancista, contista. Vive a infância no Maranhão e no Rio de Janeiro, mas é a terra natal, cidade localizada na Região Amazônica e dominada pelas grandes fazendas de cacau, e os costumes de seus habitantes que retrata nos seus livros. Ingressa na Faculdade de Direito de São Paulo, e se forma, em 1876. Nesse ano publica seu primeiro romance, O Cacaulista, assinado com o pseudônimo Luís Dolzani, planejando dar início a uma série sobre a vida nas margens do rio Amazonas. Em 1893 é lançado aquele que seria a última contribuição do escritor à ficção brasileira, Contos Amazônicos. Envolve-se então com a política e chega a ser governador das províncias de Sergipe e Espírito Santo. Muda-se definitivamente para o Rio de Janeiro, onde exerce as atividades de advogado, banqueiro e jornalista, além de lecionar no curso de direito comercial e marítimo da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais. Participa também da fundação da Academia Brasileira de Letras - ABL, em 1897. Sua obra é associada ao movimento naturalista no Brasil, antecipando a prosa regionalista que se desenvolveria com mais vigor na metade do século XX. É tio do escritor Oswald de Andrade (1890 - 1954)

Outras informações de Inglês de Souza:

  • Outros nomes
    • Herculano Marcos Inglês de Souza
    • Inglês de Souza
  • Habilidades
    • Contista
    • Romancista

Obras de Inglês de Souza: (1) obras disponíveis:

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • INGLÊS de Souza. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa519605/ingles-de-souza>. Acesso em: 17 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7