Artigo da seção pessoas Zezé Di Camargo

Zezé Di Camargo

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deZezé Di Camargo: 17-08-1962 Local de nascimento: (Brasil / Goiás / Anápolis)

Biografia

Mirosmar José de Camargo (Anápolis GO 1962). Cantor, compositor, violonista, sanfoneiro. Primogênito, desde pequeno é incentivado na música pelo pai e tem contato com a gaita, sanfona e cavaquinho. Com o irmão Emival, um ano mais novo, monta a dupla Camargo e Camarguinho, que interpreta canções de Tonico e Tinoco e de outras duplas caipiras em circos e rodoviárias da região e, ocasionalmente, em apresentações no interior do Brasil. Em 1974, sua família muda-se para Goiânia. Após uma apresentação em Imperatriz, Maranhão, a carreira da dupla é interrompida por um acidente automobilístico que vitima Emival.

Aos 13 anos, trabalha como office-boy. Dois anos depois, ganha o pseudônimo Zé Neto, integra o trio Os Caçulas do Brasil e grava um disco. A carreira com o trio não dura, mas rende um parceiro para a nova dupla, Zazá e Zezé, e a gravação de três LPs pelo selo Sertanejo/Chantecler (A Caminho do Além, 1980; Berço do Mundo, 1982; e Festa dos Quinze Anos, 1984), com músicas autorais e versões. Inicia a carreira solo com disco Zezé di Camargo, pelo selo 3M, em 1986.

No ano seguinte, vai para São Paulo, e grava o disco Zezé di Camargo (1988), com composições de duplas sertanejas como Leandro & Leonardo. Forma em 1989 uma dupla com o irmão Welson David, que assume o nome artístico de Luciano. A dupla, denominada Zezé di Camargo & Luciano, estreia com o hit É o Amor, composição de Zezé di Camargo e Carlos Cézar. Canção que, posteriormente, é interpretada por Maria Bethânia. Desde a formação, a dupla lança um disco por ano, incluindo registros ao vivo e em espanhol.

Entre 1995 e 1998, com as duplas Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, protagoniza o especial Amigos, série de fim de ano da TV Globo. Com o irmão, conquista dois Grammy Latino (melhor álbum de música sertaneja, 2004, e melhor álbum de música romântica, 2005). A trajetória da dupla chega ao cinema em 2005 com o longa-metragem 2 Filhos de Francisco, dirigido por Breno Silveira.

 

Comentário crítico

Ao lado de Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo, a dupla Zezé Di Camargo e Luciano é responsável pelo êxito comercial do sertanejo romântico, estilo musical híbrido que desponta em meados dos anos 1980. Une referências da música caipira, romântica, country e pop, e suas canções tratam de assuntos amorosos.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Zezé Di Camargo:

  • Outros nomes
    • Mirosmar José de Camargo
  • Habilidades
    • Cantor/Intérprete
    • Compositor
    • Instrumentista

Fontes de pesquisa (9)

  • CLIQUEMUSIC. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <http://www.cliquemusic.com.br> Acesso em: 20 outubro 2009.
  • MEMÓRIA GLOBO. Site da TV Globo. Rio de Janeiro, s/d. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-258290,00.html>. Acesso em: 23 outubro 2009.
  • MEMÓRIA MUSICAL. Site do Instituto Memória Musical Brasileira. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.memoriamusical.com.br> Acesso em: 24.out.2009.
  • TINHORÃO, José Ramos. História da Música Popular Brasileira: Música Sertaneja. São Paulo: Abril Cultural, 1983, disco sonoro, 33 1/3 rpm, 12 pol.
  • ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO. Site oficial da dupla. São Paulo, s/d. Disponível em: <http://www.zezedicamargoeluciano.com.br>. Acesso em: 24 outubro 2009.
  • ZEZÉ di Camargo In: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin. Disponível em: <http://www.dicionariompb.com.br>  Acesso em: 20 outubro 2009.
  • NEPOMUCENO, Rosa. Música Caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. Organização Marcos Antônio Marcondes. 2. ed., rev. ampl. São Paulo: Art Editora : Itaú Cultural, 1998.
  • Fonte de Pesquisa

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ZEZÉ Di Camargo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa483828/zeze-di-camargo>. Acesso em: 22 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
abrir pesquisa
;