Artigo da seção pessoas Campos de Carvalho

Campos de Carvalho

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deCampos de Carvalho: 01-11-1916 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Uberaba) | Data de morte 10-04-1988 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Walter Campos de Carvalho (Uberaba, MG, 1916 - São Paulo, SP, 1998). Romancista, ensaísta e cronista. Em 1938, forma-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Em 1941, no Rio de Janeiro, cidade onde vive por 23 anos, publica seu primeiro livro, Banda Forra, de ensaios humorísticos. Seu primeiro romance, Tribo, é editado em 1954. Dez anos depois, ao lançar o romance O Púcaro Búlgaro, para de escrever sem razão declarada, chegando a ficar mais de 30 anos sem publicar. Depois passa a colaborar para O Pasquim e trabalha no jornal O Estado de S. Paulo entre 1968 e 1978. Esquecido pela crítica e pelo público desde então, volta a ganhar atenção quando tem sua Obra Reunida publicada, em 1995 - os dois primeiros livros são excluídos a seu pedido dessa reunião. Aposenta-se como procurador do estado de São Paulo. Em 2006, é editado o volume Cartas de Viagem e Outras Crônicas, com os textos publicados em O Pasquim e cartas escritas para si mesmo durante viagem à Europa.

Comentário crítico
Duas características são predominantes na obra de Walter Campos de Carvalho: a presença de um humor que, levado ao extremo, busca apontar o que há de trágico em acontecimentos tido como normais e a proximidade com os procedimentos surrealistas, que faz proliferar as imagens incongruentes e as associações livres no andamento do texto. O primeiro de seus livros, Tribo (1954), que o autor deliberadamente exclui da Obra Reunida, apresenta essas características de modo ainda tímido. Sendo o discurso de um narrador, sem que haja propriamente enredo, Tribo se constitui, segundo Carlos Felipe Moisés (1942), em um "libelo contra a miséria humana e, ao mesmo tempo, uma defesa do individualismo mais radical".

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Campos de Carvalho:

  • Outros nomes
    • Walter Campos de Carvalho
  • Habilidades
    • Romancista
    • ensaísta
    • Cronista

Espetáculos (2)

Fontes de pesquisa (3)

  • BATELLA, Juva. Quem Tem Medo de Campos de Carvalho?. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.
  • MOISÉS, Carlos Felipe. Introdução. In: CARVALHO, Campos de. Obra reunida. 4.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
  • OLIVEIRA, Nelson de. Campos. São Paulo: Cem Leitores, 2000.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CAMPOS de Carvalho. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa459665/campos-de-carvalho>. Acesso em: 05 de Jun. 2020. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7