Artigo da seção pessoas Thiago Espírito Santo

Thiago Espírito Santo

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deThiago Espírito Santo: 1980 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia

Thiago Goes do Espirito Santo (São Paulo, SP 1980). Baixista, compositor, guitarrista e violonista. Filho da pianista e compositora paulistana Silvia Goes e do multi-instrumentista e compositor santista Arismar do Espírito Santo, começa a estudar baixo elétrico aos 12 anos. Tem aulas de bateria com Vera Figueiredo na adolescência e de baixo com Leyve Miranda, mas é ouvindo discos e a convivência com seus pais e amigos músicos que ajudaram em sua formação inclinada ao autodidatismo. Entre suas influências estão seu professor o baixista Luizão Cavalcante e os músicos Sandro Haick e Jaco Pastorius.

Grava 3 discos solos com composições próprias e releituras, Thiago Espirito Santo (2005), Hemisfério (2008) ao vivo, com o baterista Alex Buck e o pianista Edson Sant'Anna e Na Cara do Gol (2011). Além de discos em formação de trio, como UmDoisTrio (2002) com o guitarrista Michel Leme e o baterista Cuca Teixeira, em Resistindo (2003), com Silvia Goes e Alex Buck, Neural Code (2009) com o guitarrista da banda de rock progressivo Angra, Kiko Loureiro e Cuca Teixeira. Atua como baixista dos discos do violonista Yamandú Costa em Yamandú ao vivo (2003) e Tokyo Session (2006), e em faixas de Alex Buck, Luz da Lua (2005) e Irmãos de Som (2008), do baterista Edu Ribeiro, Já tô te Esperando (2006), e nos discos de Arismar do Espírto Santo, Estação Brasil (2002), Foto do Satélite (2006), no qual também é produtor e Alegria nos Dedos (2012).

O músico já se apresentou ao lado de artistas como Hermeto Paschoal, Dominguinhos, Toninho Horta, Hélio Delmiro, George Benson, Hamilton de Holanda, Toquinho, Paulo Moura, Heraldo do Monte, Maria Bethânia, Wilson Simonal, Jane Duboc, Jair Rodrigues, Fábio Jr, Frejat e atualmente é integrante da banda O Teatro Mágico.

 

Comentário crítico

Pertencente a uma geração jovem de músicos paulistanos atuantes principalmente na área instrumental, Thiago Espírito Santo destaca-se por seu virtuosismo rítmico e harmônico. Em seu primeiro disco Thiago Espirito Santo (2005), ele mostra seu desenvolvimento técnico e passeia pela música erudita trazendo-a ao ambiente popular jazzístico, com releituras do Prelúdio II do Cravo Bem Temperado de Johann Sebastian Bach e do Prelúdio nº3 em A Menor, de Villa-Lobos. Porém, não é apenas de técnica apurada que Thiago é reconhecido, seu som de baixo fretless, sem trastes, tornou-se sua marca sonora, como podemos ouvir em quase todo seu primeiro disco. O pot-pourri Baião/Nilopolitano de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga e Dominguinhos respectivamente mostra a mesma desenvoltura técnica no âmbito popular e destaque para suas composição As de Bombacha! que remete ao famoso disco de Miles Davis, Sketches of Spain (1960) e a Má Rapaiz! tocada ao lado do pai, Arismar, também no baixo.

Em Hemisférios (2008), ele se mostra a vontade na formação de trio e como improvisador, como na faixa Kichute. Além das linhas de baixo groovadas, características de seu som como mostra a faixa Irmão de Som.

Na Cara do Gol (2011) é seu trabalho mais maduro, no qual ele começa a definir melhor seu estilo como compositor, volta-se para os caminhos harmônicos e com maior preocupação melódica, como na balada Três Santos, provavelmente decorrente de seu maior envolvimento com a guitarra elétrica.

Uma característica que o acompanha nos três discos é a utilização de motivos rítmicos para descrever situações humoradas, como Nenen no Forró, Má Rapaiz!, Kichute e no último disco Saci de Patinete. Com este recurso, suas músicas carregadas de informações musicais, ficam mais leves e fluidas.

Outras informações de Thiago Espírito Santo:

  • Outros nomes
    • Thiago Goes do Espírito Santo
    • Thiago do Espírito Santo
  • Habilidades
    • Contrabaixista
    • Violonista
    • músico
    • compositor

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (4)

  • Fonte de Pesquisa
  • THIAGO Espirito Santo. Discos do Brasil, Maria Luiza Kfouri. Disponível em: < www.discosdobrasil.com.br >. Acesso em: 18 dez. 2012
  • THIAGO Espirito Santo. Músicos do Brasil. Disponível em: < www.musicosdobrasil.com.br >. Acesso em: 18 dez. 2012
  • THIAGO Espirito Santo. Site oficial do artista. São Paulo, 2012. Disponível em: < www.thiagoespiritosanto.com.br>. Acesso em: 18 dez. 2012.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • THIAGO Espírito Santo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa449496/thiago-espirito-santo>. Acesso em: 20 de Out. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7