Artigo da seção pessoas Celso Borges

Celso Borges

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deCelso Borges: 18-05-1959 Local de nascimento: (Brasil / Maranhão / São Luís)

Biografia

Antonio Celso Borges de Araújo (São Luís, Maranhão, 1959). Poeta e jornalista. Desde a adolescência interessa-se por música popular brasileira e poesia, que começa a escrever aos 16 anos. Aos 22, publica em edição independente seu primeiro livro de poemas, Cantanto. Em 1989, muda-se para São Paulo, onde vive até 2009, quando retorna para a cidade natal.

Durante os 20 anos em que vive na capital paulista, Borges intensifica a pesquisa, já presente nos primeiros livros, sobre as relações entre música popular e poesia. Publica uma trilogia de livros-CDs: XXI (2000), Música (2006) e Belle Époque (2010). Seus poemas são acompanhados de CDs com releituras de seus escritos por compositores, músicos e poetas brasileiros. No final dos anos 2000, passa a se apresentar em festivais de poesia e música em parceria com o DJ Otávio Rodrigues, levando para os palcos, em formato de espetáculo experimental, as relações entre música, poesia e artes visuais que busca integrar em sua obra.

Análise

Desde o fim da década de 1990 a obra de Celso Borges dedica-se à pesquisa sobre as relações entre poesia, música e artes visuais. Tais relações já são exploradas nos primeiros livros do autor, como Cantanto e Nenhuma das Respostas Anteriores (1996), mas são intensificadas a partir do lançamento do livro-CD XXI. Nestas obras, Borges reflete sobre os limites do gênero lírico, explorando a disposição gráfica dos poemas, sondando os múltiplos sentidos dos signos que os compõem e muitas vezes abandonando o verso tradicional – neste sentido, pode-se dizer que sua poesia aproxima-se da poesia concreta.

Tal aproximação torna-se evidente quando nos debruçamos sobre o livro Belle Époque, no qual a maioria dos poemas apresenta ênfase na paranomásia (“o site cedo me sitia”, verso do poema Urbano), concisão vocabular, ausência de pontuação e uso mínimo de verbos – em poemas como Depois de uma Porta e Silicone nos Cotovelos verificam-se todas as características citadas. Além disso, observa-se o uso inventivo da tipografia já na capa do volume.

Borges também explora a sonoridade dos poemas por meio da pesquisa de suas relações com a música popular: os livros-objetos que compõem a trilogia são acompanhados de CDs nos quais poetas, compositores e músicos releem e interpretam os poemas de diversas maneiras, aproximando-os de tradições diferentes, de acordo com cada intérprete. Assim, sua poesia é constituída do cruzamento entre experimentalismo estético (ligado, sobretudo, à influência da poesia concreta) e da música enraizada na cultura popular.

Outras informações de Celso Borges:

  • Outros nomes
    • Antonio Celso Borges Araujo
  • Habilidades
    • Poeta
    • jornalista

Eventos relacionados (3)

Artigo sobre O Espaço entre Palavra e Imagem ou Como É o Percurso que Vai da Linguagem Escrita à Linguagem Visual? (2009 : São Paulo, SP)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo:  
Data de inícioO Espaço entre Palavra e Imagem ou Como É o Percurso que Vai da Linguagem Escrita à Linguagem Visual? (2009 : São Paulo, SP): 21-05-2009  |  Data de término | 21-05-2009
Resumo do artigo O Espaço entre Palavra e Imagem ou Como É o Percurso que Vai da Linguagem Escrita à Linguagem Visual? (2009 : São Paulo, SP):

Itaú Cultural

Fontes de pesquisa (2)

  • BORGES, Celso. Belle époque. São Luís: Pitomba, 2010.
  • BORGES, Celso. Música. Curitiba: Medusa, 2006.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CELSO Borges. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa421598/celso-borges>. Acesso em: 15 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7