Título da obra: [Sem Título]


Reprodução fotográfica Iara Venanzi/ Itaú Cultural
Festa Cívica
,
1958
,
Carlos Bastos
Reprodução fotográfica Paulo Scheuenstuhl
Carlos Frederico Bastos (Salvador BA 1925 - idem 2004). Pintor, ilustrador, cenógrafo. Inicia sua formação artística na Escola de Belas-Artes da Universidade da Bahia, onde ingressa em 1944 e assiste às aulas de João Mendonça Filho, Raymundo Aguiar e Alberto Valença. Nesse ano, participa, ao lado de Mario Cravo Júnior e de Genaro, da 1ª Mostra de Arte Moderna da Bahia. Muda-se para o Rio de Janeiro, em 1946, e conclui os estudos na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Estuda também na Sociedade Brasileira de Belas Artes e na Fundação Getúlio Vargas - FGV, aluno de Santa Rosa, Iberê Camargo e Carlos Oswald. Paralelamente, faz cursos particulares com Candido Portinari e aulas de cenografia com Martim Gonçalves. Em 1947, de volta a Salvador, organiza sua primeira individual na Biblioteca Pública. Nesse mesmo ano, realiza especialização na Arts Students League, Nova York. Vai para Paris, em 1949, onde faz cursos de pintura mural e afresco na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e aulas de desenho na Académie de la Grande Chaumière. De volta ao Brasil, em 1951, participa do 1º Salão de Arte Moderna, 1952, e do Salão Preto e Branco, 1954, entre outros. Após novo período em Paris, de 1957 a 1958, monta seu ateliê no Solar da Jaqueira em Salvador, fixando-se na cidade. Em 1962, um acidente o mantém por longo período em cadeira de rodas. Edita Santos e Anjos da Bahia, com prefácio de Jorge Amado, em 1965, momento em que uma paralisia leva-o a novo período em cadeira de rodas. Ilustra diversos livros nas décadas de 1970 e 1980.
O cenário da obra de Carlos Bastos é a Bahia, que ele representa com franca postura realista. Valendo-se de desenho minucioso e forte colorido, suas telas explicitam compromisso com o registro da região e sua cultura. Nesse sentido, sua produção dialoga com a de outros artistas atuantes na Bahia como Carybé, Genaro, Mario Cravo Júnior e Jenner Augusto. Os retratos ocupam lugar destacado na década de 1940 (Auto-Retrato, 1943, Retrato de Wallace Michael, 1948, e Mulher com Gato, 1948), permanecendo filão importante na obra madura (Retrato de Nair e Genaro, 1961, e Retrato de Maria Emília, 1971). As festas - outro eixo temático bastante explorado - fornecem novas possibilidades para a expressão da cor e da vida local (A Procissão, 1947, Festa Cívica, 1958, Procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, 1973/1975, e Festa de São Pedro em Praia do Forte, 1995). Também as figuras populares, negros, meninos abandonados, jogadores etc. são frequentemente convocados a compor telas de cores exuberantes e/ou extensos painéis. O universo religioso, católico e afro-brasileiro, ocupa lugar destacado no interior desse leque temático.
Se a pintura é uma das grandes expressões de Bastos, seu nome está ligado aos murais e painéis que realiza para edifícios públicos que almejam figurar a alma mística do povo, seus símbolos e crenças. Ainda que atento à dimensão social, sua preocupação maior são formas, corpos, linhas e cores, o que leva diversos críticos a sublinharem a "sensualidade" dessas obras. Nos termos de Roger Bastide: "O que impressiona o espectador, antes de mais nada, é a sensualidade que não é como no expressionismo alemão, por exemplo, uma revolta contra a moral burguesa, mas que é espontânea, natural. Sensualidade da cor, que o leva a não temer o decorativismo".
Reprodução fotográfica Iara Venanzi/ Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica Paulo Scheuenstuhl
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica Roberto Rosa
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU)
Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Galeria da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Salvador, BA)
Biblioteca Pública Municipal (Salvador, BA)
Norlyst Gallery (Nova York, Estados Unidos)
Biblioteca Pública Municipal (Salvador, BA)
Hotel Bahia (Salvador, BA)
Bar Anjo Azul (Salvador, BA)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)
Galeria Oxumaré
Museu Nacional de Belas Artes
Pavilhão dos Estados
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ)
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