Artigo da seção pessoas Makely Ka

Makely Ka

Artigo da seção pessoas
Música / literatura  
Data de nascimento deMakely Ka: 26-09-1975 Local de nascimento: (Brasil / Piauí / Teresina)

Biografia

Makely Oliveira Soares Gomes (Valença, Piauí, 1975). Compositor, cantor, poeta, produtor. Nasce em Valença, Piauí, muda-se para Barão de Cocais, município mineiro em que passa a infância. Deixa a cidade em 1991 para estudar e vai residir em Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto. Nesta localidade, estuda filosofia e se depara com uma efervescente cena cultural. Sua formação de músico autodidata é ampliada nos Festivais de Inverno de Ouro Preto, eventos que o põem em contato com artistas de renome nacional e internacional.

Em 1998, Makely Karetorna a Belo Horizonte e inicia a carreira artística como poeta e compositor. Reconhecido como importante agitador e produtor cultural da cidade, ele organiza, em 2002, o Reciclo Geral, projeto que revela diversos músicos mineiros. Desse evento nasce o CD coletivo A Outra Cidade, de 2003, com canções de sua autoria e dos parceiros Kristoff Silva e Pablo Castro. No mesmo ano, publica o livro de poemas Ego Excêntrico, edição acompanhada do CD Poemas de Ouvido. Com Maísa Moura, produz em 2006 o disco Danaide. Seu primeiro trabalho solo, o CD Autófago, é lançado no ano seguinte. Em 2009 ele apresenta uma versão acústica do disco em show realizado em Portugal.

Considerado por músicos e críticos como um dos melhores letristas de Belo Horizonte, Makely Ka tem canções gravadas por artistas como Titane, Julia Ribas, Flávio Henrique, Chico Saraiva, Alda Rezende, Aline Calixto e Kristoff Silva.

 

Comentário Crítico

A canção de Makely Ka é um meio de expressão das inquietações de um poeta e compositor que faz de sua obra um espaço de reflexão metalinguística sobre o lugar que o artista e a arte ocupam no mundo contemporâneo.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Makely Ka:

  • Outros nomes
    • Makely Oliveira Soares Gomes
  • Habilidades
    • Poeta
    • Compositor

Obras de Makely Ka: (1) obras disponíveis:

Eventos relacionados (3)

Fontes de pesquisa (5)

  • GARCIA, LAURO LISBOA. Makely Ka: musicalidade a serviço da poesia. O Estado de São Paulo. 20 nov. 2008. Caderno 2. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje//not_imp280555,0.php>
  • MAGIOLI, Ailton. Letra viva. Estado de Minas, Belo Horizonte, 22 dez. 2006. Caderno de Cultura, p. 5.
  • MAKELY KA. Blog do CD Autófago. Disponível em: <http://autofago.blogspot.com/>
  • MAKELY KA. Entrevista concedida pelo compositor, cantor, poeta e produtor a Jonas Soares Lana, redator da seção de Enciclopédias do Itaú Cultural. s/l. 17 ago. 2010. [entrevista via e-mail]
  • SANCHES, Pedro Alexandre. Os novos mineiros. Carta Capital, São Paulo, 15 fev. 2008. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=10&i=170 >. Acesso em: 05 jun. 2010.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MAKELY Ka. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa407584/makely-ka>. Acesso em: 18 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7