Artigo da seção pessoas Kristoff Silva

Kristoff Silva

Artigo da seção pessoas
Teatro / música  
Data de nascimento deKristoff Silva: 30-10-1972

Biografia

Kristoff Silva (Passaic, Estados Unidos, 1972). Cantor, compositor, violonista, professor. Muda-se ainda criança para Belo Horizonte e, aos 8 anos,começa a tocar violão. Estuda o repertório clássico do instrumento, graduando-se como violonista na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1999.

Mesmo com formação que o aproxima da música erudita, ele explora a canção popular, pela qual se interessa. Desenvolve um diálogo com a vanguarda paulistana dos anos 1980, representada por Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e o Grupo Rumo, conjunto cofundado por Luiz Tatit, compositor por quem Kristoff Silva é muito influenciado. Os laços com a música da cena paulistana prolongam-se no contato com José Miguel Wisnik.

Desde 1992, quando inicia a carreira, Kristoff Silva participa de diversos projetos e se apresenta ao lado de artistas como Caetano Veloso e Elza Soares. Escreve as partituras do José Miguel Wisnik − Livro de Partituras, em 2004, e participa da produção do Cancioneiro Elomar, em 2008. Faz a produção musical de CDs de outros artistas e compõe trilhas sonoras para peças teatrais e livros de poesia e música.

Em projeto coletivo com Makely Ka e Pablo de Castro, Kristoff Silva lança o CD A Outra Cidade, em 2003. Em 2007 grava Em Pé no Porto, seu primeiro CD solo, e, no ano seguinte, o DVD Kristoff Silva ao Vivo, na Casa da Ópera de Ouro Preto, Minas Gerais. Suas canções foram gravadas por intérpretes como Alda Rezende, Ná Ozzetti, Elisa Paraíso, Paula Santoro e Grupo Amaranto.

Análise

A diversidade é uma marca na obra de Kristoff Silva. Embora tenha optado por investir na criação de canções, não pode ser considerado apenas um compositor. No palco, o artista demonstra domínio cênico e controle da expressão corporal, fruto do interesse pela dança e pelo teatro. Suas gravações apresentam um cantor e violonista acurado e arranjos pouco convencionais. Inspirado na obra de Luiz Tatit, Kristoff Silva tematiza o encontro entre palavra e música, promovido pela canção. Esse interesse manifesta-se em sua forma de cantar, quase conversando.

Professor de teoria musical e pesquisador, ele faz da canção um modo de reflexão. A Volta Barroca (parceria com Makely Ka) é um exemplo disso, começa com um arranjo que alude à tradição musical barroca e relaciona as voltas dos ornamentos da arquitetura religiosa barroca com o ciclo do tempo que rege a vida.

No disco Em Pé no Porto, sons eletrônicos são combinados aos timbres de instrumentos acústicos criando uma ambiência sonora de mar, tema de várias canções, que confere unidade ao disco. Outro tema recorrente é o que ele designa como o "fazer cancional", explorado em canções como Lig, Letra de Música e As Sílabas − As Letras.

A produção musical de Kristoff Silva apresenta uma combinação singular de modernidade e tradição, fruto da experimentação realizada com base na manipulação dos elementos poéticos, rítmicos, melódicos e harmônicos que compõem o repertório clássico da canção brasileira.

Outras informações de Kristoff Silva:

  • Outros nomes
    • Kristoff Silva
  • Habilidades
    • música

Espetáculos (2)

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (7)

  • CHAVES, Fabiano. Versatilidade artística. O Tempo, Belo Horizonte, 09 mar. 2008. Magazine, p. 08.
  • GARCIA, Lauro Lisboa. Belos Horizontes. O Estado De São Paulo, São Paulo, 2 maio 2008. Caderno 2, p. 1, p. 3.
  • KRISTOFF SILVA. Entrevista concedida pelo cantor, compositor, violonista e professor a Jonas Soares Lana. s/l. 14 jun. 2010. [entrevista via e-mail]
  • KRISTOFF SILVA. MySpace.com, perfil do artista. Disponível em: <http://www.myspace.com/kristoffsilva>. Acesso em: 02 jun. 2010.
  • KRISTOFF SILVA. Site oficial do artista. Disponível em: <http://www.kristoffsilva.com.br>. Acesso em: 02 jun. 2010.
  • TRAMA VIRTUAL. A Outra Cidade. Disponível em: <http://tramavirtual.uol.com.br/a_outra_cidade>. Acesso em: 02 jun. 2010.
  • SANCHES, Pedro Alexandre. Os novos mineiros. Carta Capital, São Paulo, 15 fev. 2008. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=10&i=170 >. Acesso em: 05 jun. 2010.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • KRISTOFF Silva. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa406345/kristoff-silva>. Acesso em: 10 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7