Artigo da seção pessoas Kristoff Silva

Kristoff Silva

Artigo da seção pessoas
Teatro / música  
Data de nascimento deKristoff Silva: 30-10-1972

Biografia

Kristoff Silva (Passaic, Estados Unidos, 1972). Cantor, compositor, violonista, professor. Muda-se ainda criança para Belo Horizonte e, aos 8 anos,começa a tocar violão. Estuda o repertório clássico do instrumento, graduando-se como violonista na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1999.

Mesmo com formação que o aproxima da música erudita, ele explora a canção popular, pela qual se interessa. Desenvolve um diálogo com a vanguarda paulistana dos anos 1980, representada por Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e o Grupo Rumo, conjunto cofundado por Luiz Tatit, compositor por quem Kristoff Silva é muito influenciado. Os laços com a música da cena paulistana prolongam-se no contato com José Miguel Wisnik.

Desde 1992, quando inicia a carreira, Kristoff Silva participa de diversos projetos e se apresenta ao lado de artistas como Caetano Veloso e Elza Soares. Escreve as partituras do José Miguel Wisnik − Livro de Partituras, em 2004, e participa da produção do Cancioneiro Elomar, em 2008. Faz a produção musical de CDs de outros artistas e compõe trilhas sonoras para peças teatrais e livros de poesia e música.

Em projeto coletivo com Makely Ka e Pablo de Castro, Kristoff Silva lança o CD A Outra Cidade, em 2003. Em 2007 grava Em Pé no Porto, seu primeiro CD solo, e, no ano seguinte, o DVD Kristoff Silva ao Vivo, na Casa da Ópera de Ouro Preto, Minas Gerais. Suas canções foram gravadas por intérpretes como Alda Rezende, Ná Ozzetti, Elisa Paraíso, Paula Santoro e Grupo Amaranto.

 

Comentário crítico

A diversidade é uma marca na obra de Kristoff Silva. Embora tenha optado por investir na criação de canções, não pode ser considerado apenas um compositor. No palco, o artista demonstra domínio cênico e controle da expressão corporal, fruto do interesse pela dança e pelo teatro. Suas gravações apresentam um cantor e violonista acurado e arranjos pouco convencionais. Inspirado na obra de Luiz Tatit, Kristoff Silva tematiza o encontro entre palavra e música, promovido pela canção. Esse interesse manifesta-se em sua forma de cantar, quase conversando.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Kristoff Silva:

  • Outros nomes
    • Kristoff Silva
  • Habilidades
    • música

Espetáculos (2)

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (7)

  • CHAVES, Fabiano. Versatilidade artística. O Tempo, Belo Horizonte, 09 mar. 2008. Magazine, p. 08.
  • GARCIA, Lauro Lisboa. Belos Horizontes. O Estado De São Paulo, São Paulo, 2 maio 2008. Caderno 2, p. 1, p. 3.
  • KRISTOFF SILVA. Entrevista concedida pelo cantor, compositor, violonista e professor a Jonas Soares Lana. s/l. 14 jun. 2010. [entrevista via e-mail]
  • KRISTOFF SILVA. MySpace.com, perfil do artista. Disponível em: <http://www.myspace.com/kristoffsilva>. Acesso em: 02 jun. 2010.
  • KRISTOFF SILVA. Site oficial do artista. Disponível em: <http://www.kristoffsilva.com.br>. Acesso em: 02 jun. 2010.
  • TRAMA VIRTUAL. A Outra Cidade. Disponível em: <http://tramavirtual.uol.com.br/a_outra_cidade>. Acesso em: 02 jun. 2010.
  • SANCHES, Pedro Alexandre. Os novos mineiros. Carta Capital, São Paulo, 15 fev. 2008. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=10&i=170 >. Acesso em: 05 jun. 2010.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • KRISTOFF Silva. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa406345/kristoff-silva>. Acesso em: 12 de Dez. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7