Artigo da seção pessoas Ivana Arruda Leite

Ivana Arruda Leite

Artigo da seção pessoas
Teatro / literatura  
Data de nascimento deIvana Arruda Leite: 28-05-1951 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Araçatuba)

Biografia

Ivana Arruda Leite (Araçatuba SP 1951).  Contista, romancista e socióloga. Aos 7 anos, muda-se para São Paulo. Ingressa, em 1971, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, mas deixa o curso em 1975, sem concluí-lo. Em 1985, estuda ciências sociais na USP, gradua-se, faz mestrado e passa a trabalhar como socióloga concursada na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo. Publica seu primeiro livro de contos em 1997, Histórias da Mulher do Fim do Século, seguido de Falo de Mulher, em 2002. No ano seguinte, faz uma incursão na literatura destinada ao público juvenil, com o lançamento do livro Confidencial - Anotações Secretas de uma Adolescente. A partir de 2004, lança uma série de adaptações de clássicos universais.

Outras informações de Ivana Arruda Leite:

  • Outros nomes
    • Ivana de Arruda Leite
  • Habilidades
    • contista
    • romancista
    • sociólogo
    • escritora
    • tradutor
    • editor

Obras de Ivana Arruda Leite: (2) obras disponíveis:

Midias (1)

Na infância, Ivana Arruda Leite se alimenta da obra de Monteiro Lobato. Na adolescência, na São Paulo da década de 1970, é estimulada pela literatura formal e também pelas editorias jornalísticas, passando a escrever “loucamente” seus contos de temática urbana e feminina tendo a Rua Augusta como pano de fundo. Apesar de redigir, editar e diagramar seus textos para enviar às editoras no anseio de ter um livro publicado, só tem seu sonho realizado aos 50 anos, quando é apresentada ao escritor Marcelino Freire. Conhecida por abordar temas femininos em suas narrativas, Ivana explica que sua mulher não é de “chororô” e/ou submissa, tampouco é feminista. “Falo pela mulher brava, possuída por um ódio, que vai à luta e dá a volta por cima”, analisa. Sua narrativa também compreende o mercado infantil e infanto-juvenil: “O meu barato é contar histórias. Quero despertar o encantamento nos meus leitores”, conclui.

Realização: Gasolina Filmes
Entrevista: Gabriel Carneiro
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Espetáculos (1)

Eventos relacionados (2)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • IVANA Arruda Leite. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa404758/ivana-arruda-leite>. Acesso em: 20 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7