Artigo da seção pessoas Wander Pirolli

Wander Pirolli

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deWander Pirolli: 1931 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte) | Data de morte 03-06-2006 Local de morte: (Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte)

Biografia
Wander Pirolli (Belo Horizonte MG 1931 - idem 2006). Escritor e jornalista. Filho do operário Aurélio Pirolli e da dona-de-casa Elvira Pirolli. Seu conto de estréia, O Troco, é vencedor de um concurso literário promovido pela prefeitura de Belo Horizonte, em 1951. Cursa direito na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. No começo dos anos 1960, atua como advogado trabalhista, mas desiste da profissão e inicia a carreira jornalística no jornal Binômio, em 1962.,  Publica seu primeiro livro, A Mãe e o Filho da Mãe, em 1966. Em sua obra literária, trabalha com os temas prosaicos e cotidianos que afetam a vida de seus personagens, em geral pessoas comuns, de classe social baixa ou marginalizados, tendo como cenário recorrente o bairro operário de Belo Horizonte, Lagoinha, onde Pirolli mora por muitos anos. Em relação às obras da literatura infanto-juvenil, é considerado um dos precursores da criação de fábulas que envolvem temas ecológicos. Morre no dia 3 de junho de 2006, em Belo Horizonte.

Outras informações de Wander Pirolli:

  • Habilidades
    • escritor
    • jornalista

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • WANDER Pirolli. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3967/wander-pirolli>. Acesso em: 25 de Jul. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7