Artigo da seção pessoas Cícero da Silva

Cícero da Silva

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deCícero da Silva: 1973 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Novo Hamburgo)
Imagem representativa do artigo

[Plato Online] , s.d. , Cícero da Silva
Reprodução fotográfica aquivo do artista

Biografia

Cícero Inácio da Silva (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 1973). Professor, curador, produtor audiovisual. Gradua-se em Psicologia pela Faculdade UniPaulistana, em 2000. Conclui mestrado em 2001 e doutorado em 2006, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Nessa instituição, atua como professor na área de Comunicação e Semiótica, tratando de questões ligadas à hipermídia. Realiza parte do doutorado na Brown University, nos Estados Unidos. Finaliza pesquisa de pós-doutorado em 2007, na University of California San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 2013, ingressa como professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua como coordenador adjunto dessa instituição na Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado de ensino a distância. A partir da universidade, coordena o Núcleo Telessaúde Brasil Redes e é membro do Comitê do Município de São Paulo. No campo da pesquisa aplicada, coordena o Laboratório de Estudos do Software e o Walkingtools Lab, trabalho em parceria com a UCSD. É curador do Fórum da Cultura Digital Brasileira, iniciativa conjunta entre Ministério da Cultura (MinC), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e sociedade civil organizada. Em 2010, recebe menção honrosa no  Prêmio Ars Electronica, por participação em projeto na área de Comunidades Digitais. É um dos organizadores do CineGrid Brasil.

Análise

Nos campos da ciência e das artes, parte considerável das pesquisas de Cícero Silva está relacionada à produção de imagens. Um exemplo é a realização de filmes científicos em formato 4K1, de altíssima definição, como 2014K (2010), EstereoEnsaios (2011) e Pixel Race (2014). Em Openmouthed (2015), o artista utiliza redes de alta velocidade para realizar a primeira transmissão de uma cirurgia oftalmológica, filmada em 4K. O evento é transmitido do Departamento de Oftalmologia da Unifesp para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em contexto artístico, utiliza a mesma tecnologia na edição de 2009 do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File): organiza a primeira transmissão de cinema em rede mundial, televisionando um filme em ultradefinição do Brasil para os Estados Unidos e o Japão. Em 2010, produz o filme científico exibido na Copa do Mundo de Futebol, em Johannesburgo, utilizando tecnologia 4K e 3D.

Em experimentações com webarte, Cícero desenvolve o site Plato On-line (2003), exibido na mostra Emoção Art.ficial 2.0. A obra emula uma revista eletrônica pós-moderna que publica conteúdos criados por geradores automáticos de texto, tratando de temas como arte e filosofia.

Recentemente, o artista dedica parte grande de sua produção à pesquisa e ao desenvolvimento de aplicativos envolvendo mídia locativa e tecnologia móvel.

Nota

1 A abreviação 4K refere-se ao formato digital de vídeo de altíssima definição, que contém resolução aproximada de 4 mil pixels (pontos digitais) na linha horizontal de uma tela. Em termos comparativos, a maior parte dos computadores possuem telas com definição entre 800 a 1.600 pixels por linha horizontal. A definição apresentada nos formatos 4K permite o registro de detalhes importantes em contextos científicos.

Outras informações de Cícero da Silva:

  • Outros nomes
    • Cícero Inácio da Silva
  • Habilidades
    • Curador
    • professor

Obras de Cícero da Silva: (1) obras disponíveis:

Exposições (2)

Fontes de pesquisa (3)

  • Festival CulturaDigital.br. Disponível em: <http://culturadigital.org.br/>. Acesso em: 2 dez. 2011.
  • SILVA, Cícero. Currículo do artista. Plataforma Lattes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/3383998229403423 >. Acesso em: 23 ago. 2016.
  • SILVA, Cícero. Site do artista. Disponível em: < www.cicerosilva.com >. Acesso em: 23 ago. 2016.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CÍCERO da Silva. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa375095/cicero-inacio-da-silva>. Acesso em: 27 de Mai. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7