Artigo da seção pessoas Antonio Carlos Viana

Antonio Carlos Viana

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deAntonio Carlos Viana: 05-06-1944 Local de nascimento: (Brasil / Sergipe / Aracaju) | Data de morte 14-10-2016 Local de morte: (Brasil / Sergipe / Aracaju)

Biografia
Antonio Carlos Mangueira Viana (Aracaju, Sergipe, 1944 - idem 2016). Contista, tradutor e professor. Dono de uma prosa concisa e econômica, sobretudo no que concerne a aspectos formais e de estilo, em geral, de tom seco e preciso. Constrói assim narrativas sem excessos e que versam essencialmente sobre a temática da infância, perda da inocência e morte. Ainda menino, muda-se com a família para o Rio de Janeiro, e cursa o primário na Escola Pública Guatemala. Retornam a Aracaju, em 1955, onde completa os estudos preparatórios. Ingressa, em seguida, no curso de letras com habilitação em francês da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), instituição na qual, em 1976, é admitido como professor. Faz mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e doutorado na Universidade de Nice, França. A estréia no mercado editorial se dá com o livro de contos Brincar de Manja, de 1974.  De 1989 a 1990, participa do grupo responsável pela implementação do curso de pós-graduação em letras da UFSE. Concilia a produção literária com as atividades de docente até 1995, quando se aposenta na universidade e cria, em Aracaju, um curso de redação preparatório.

Outras informações de Antonio Carlos Viana:

  • Outros nomes
    • Antonio Carlos Mangueira Viana
  • Habilidades
    • Contista
    • professor

Midias (2)

Antônio Carlos Viana e Letícia Wierzchowski - Jogo de Ideias (2004) - Trecho
Os escritores Letícia Wierzchowski e Antônio Carlos Viana falam sobre o que os impulsiona a escrever e as principais características de suas obras. Wierzchowski explica a influência da memória em seu livro A Casa das Sete Mulheres, que originou a minissérie homônima produzida pela Rede Globo. Ela conta que tem muito interesse por questões como a linhagem familiar e a descendência. Já o contista e ex-professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Viana diz que começou a escrever por acaso, fascinado pelo livro A Paixão Segundo G.H, de Clarice Lispector. "Queria escrever como ela", relata.
Entrevista concedida ao jornalista Claudiney Ferreira, para o programa Jogo de Ideias, do Itaú Cultural, gravado na Casa de Cultura Mário Quintana, em novembro de 2004, em Porto Alegre/RS.

Antonio Carlos Viana - Enciclopédia Itaú Cultural
Nascido em Aracaju, Antonio Carlos Viana muda-se com a família para o Rio aos sete anos, onde vive por quatro anos até retornar ao seu Estado. Em sua segunda temporada carioca, após formar-se na Universidade Federal de Sergipe, torna-se professor num colégio. “Dei aulas até me chatear com a profissão. Achava que não ia me levar a muita coisa, então, larguei e me tornei vendedor ambulante”, diz ele, que posteriormente volta a lecionar em universidades. Para Viana, sua vontade de ser escritor nasce das leituras de Érico Veríssimo, José de Alencar e Machado de Assis. Seu primeiro livro, Brincar de Manja (1974), recebe boas críticas: “Isso me deu muita força e vi que estava no caminho certo”. A carreira literária, no entanto, só “deslancharia” após a publicação de suas obras pela editora Cia. das Letras. “Minha literatura se caracteriza por lembranças da infância e adolescência e por uma preocupação com os que estão à margem da sociedade.”

Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Eventos relacionados (1)

Artigo sobre O Espaço da Leitura na Criação ou Que Livros e Personagens o Escritor Carrega para a Criação? (2009 : São Paulo, SP)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo:  
Data de inícioO Espaço da Leitura na Criação ou Que Livros e Personagens o Escritor Carrega para a Criação? (2009 : São Paulo, SP): 22-05-2009  |  Data de término | 22-05-2009
Resumo do artigo O Espaço da Leitura na Criação ou Que Livros e Personagens o Escritor Carrega para a Criação? (2009 : São Paulo, SP):

Itaú Cultural

Fontes de pesquisa (1)

  • Morre, aos 72 anos, o escritor Antônio Carlos Viana. G1 SE. Disponível em: < http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/10/morre-aos-72-anos-o-escritor-antonio-carlos-viana.html >. Acesso em: 18 nov. 2016.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ANTONIO Carlos Viana. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa363623/antonio-carlos-viana>. Acesso em: 18 de Jan. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7