Artigo da seção pessoas Luiz Ruffato

Luiz Ruffato

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deLuiz Ruffato: 04-02-1961 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Cataguases)

Biografia
Luiz Fernando Ruffato (Cataguases, Minas Gerais, 1961). Contista, romancista e poeta. Filho de um pipoqueiro e de uma lavadeira, conclui os estudos primários em Cataguases. Na juventude, faz o curso técnico de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e trabalha como operário na indústria têxtil. Muda-se para Juiz de Fora, Minas Gerais, ingressa na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e se forma em comunicação social. Graduado em 1981, trabalha em diversos jornais e acompanha os debates literários da cidade mineira. Transfere-se para São Paulo em 1990, e atua no Jornal da Tarde. Estreia na prosa com o volume de contos Histórias de Remorsos e Rancores (1998), seguido de Os Sobreviventes (2000), ambas as obras são reescritas e, reeditadas, passam a integrar o conjunto Inferno Provisório. A seguir, lança Eles Eram Muitos Cavalos (2001), saudado pela crítica como um dos mais importantes livros da ficção brasileira contemporânea. Com o romance, alcança a maturidade necessária para redigir seu grande projeto, centrado na história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002 - a pentalogia Inferno Provisório - composta dos romances Mamma, Son Tanto Felice (2005), O Mundo Inimigo (2005), Vista Parcial da Noite (2006), O Livro das Impossibilidades (2008) e Domingo sem Deus (2011), seu mais recente livro.

Comentário Crítico
Celebrada por críticos e historiadores como uma das mais importantes manifestações da literatura brasileira nos anos 2000, a obra de Luiz Ruffato nasce, segundo palavras do próprio escritor, de um projeto claro, orientado por uma premissa estética e política - trazer para as páginas da ficção brasileira cenas e personagens egressas de um lugar social determinado: a classe média baixa, o operariado brasileiro, figuras que, aos olhos do autor, são muitas vezes trabalhadas de maneira rasa, ou sob olhar paternalista.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Luiz Ruffato:

  • Outros nomes
    • Luiz Fernando Rufato de Souza
    • Luiz Rufatto
    • Luiz Fernando Ruffato
  • Habilidades
    • jornalista
    • poeta
    • contista
    • romancista

Midias (1)

Itaú Cultural

Espetáculos (1)

Eventos relacionados (11)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • LUIZ Ruffato. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3628/luiz-ruffato>. Acesso em: 22 de Jun. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7