Artigo da seção pessoas Ed Motta

Ed Motta

Artigo da seção pessoas
Teatro / música  
Data de nascimento deEd Motta: 17-08-1971 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia

Eduardo Motta (Rio de Janeiro RJ 1971). Cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor. Ainda adolescente, tem a primeira experiência musical como vocalista na banda Kabbalah, que faz releituras de clássicos do rock. Sobrinho do cantor e compositor Tim Maia, é influenciado pelo funk e soul norte-americano. Trabalha como DJ na noite carioca, produz fanzines sobre música negra e decide abandonar os estudos para se dedicar à música. Aos 16 anos, torna-se conhecido por conta dos sucessos Manuel (de Fábio Fonseca e Márcia Serejo) e Vamos Dançar (de Ed Motta e Rafael Cardoso), que grava com sua banda, a Conexão Japeri. Desliga-se do grupo para seguir carreira solo e lança Um Contrato com Deus, em 1990, no qual toca praticamente todos os instrumentos e compõe as músicas, além de fazer a produção do disco. Compõe a trilha para o filme Pequeno Dicionário Amoroso, dirigido por Sandra Werneck, em 1997. Repete a experiência em 2000, com a trilha de A Partilha, de Daniel Filho. Volta às paradas de sucessos com as músicas Fora da Lei, de 1997, e Colombina, 2000, ambas parcerias com Rita Lee, lançadas nos álbuns Manual Prático para Festas, Bailes e Afins, volumes 1 e 2, respectivamente. Lança, em 2002, Dwitza, um álbum com temas instrumentais. Retorna ao pop com o disco Poptical, 2003, que traz a canção Tem Espaço na Van (parceria com Seu Jorge). No disco seguinte, Aystelum, de 2005, retoma as experimentações musicais. Em 2007, compõe a trilha sonora de 7 - O Musical, com textos de Charles Möeller e letras de Cláudio Botelho, e lança Chapter 9, no qual assume todos os instrumentos. Com todas as músicas cantadas em inglês, o disco é oferecido gratuitamente pela internet. Piquenique, de 2009, traz a maioria das letras de sua esposa, Edna Lopes, a artista gráfica que faz seu site e a capa de seus discos, e uma faixa, Nefertiti, em parceria com Rita Lee. Motta também é pesquisador musical e colecionador de vinil. Ele retrata um pouco de sua coleção no programa Empoeirado, que produz e apresenta na Rádio Eldorado FM.

Outras informações de Ed Motta:

  • Outros nomes
    • Eduardo Motta
  • Habilidades
    • cantor/Intérprete
    • compositor
    • Instrumentista

Espetáculos (2)

Fontes de pesquisa (4)

  • ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2002.
  • DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Editora 34. São Paulo, 1995.
  • DONATI, Marcelo. Ed Motta - Biografia, 2009. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/23091957/Ed-Motta-Biografia-Por-Marcelo-Donati Acesso em: 08 de abril de 2011.
  • PALUMBO, Patricia. Vozes do Brasil. Editora DBA. São Paulo, 2002.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ED Motta. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa359510/ed-motta>. Acesso em: 21 de Mai. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7