Artigo sobre Individual de Néle Azevedo

Galeria da Oficina Cultural de Uberlândia
Néle Azevedo (Santos Dumont, Minas Gerais, 1950). Artista plástica, escultora e pesquisadora. Em 1989, muda-se para São Paulo, onde estuda desenho com Silvio Dworek (1949). Em 1997, conclui graduação em artes visuais pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Compõe uma instalação de esculturas em ferro, e ganha o prêmio aquisição no Salão de Arte Contemporânea de Santo André, em 1998. No mesmo ano, realiza exposição individual no Centro Cultural dos Correios, do Rio de Janeiro.
Em 2002, recebe o Prêmio de Viagem ao Exterior concedido pelo Salão Bunkyo por um trabalho de instalação de esculturas em acrílico, e viaja para Tóquio. No mesmo ano, inicia intervenções no espaço urbano com o Projeto Monumento Mínimo. As ações acontecem em diversas cidades do mundo como Tóquio, Havana, Santiago do Chile e Belfast.
Obtém o título de mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2003.
Em 2010, o Projeto Monumento Mínimo abre a Bienal do Ártico em Stavanger, na Noruega. A instalação-performance Composição para Esculturas e um Corpo é realizada em parceria com a coreógrafa Marina Tenório (1977), em 2017.
O trabalho da artista baseia-se na composição de esculturas e em diferentes intervenções no espaço urbano. O registro destes processos é feito por meio de desenho, fotografia e vídeo.
Galeria da Oficina Cultural de Uberlândia
Paço Municipal
Galeria de Arte Sesiminas
Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam
Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
Tactilebosch (Cardiff, País de Gales)
Galeria Marta Traba
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistencia Social (São Paulo, SP)
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Galeria Olido (São Paulo, SP)
Centro Cultural de São Francisco
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: