Artigo da seção pessoas Cristiano Mascaro

Cristiano Mascaro

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deCristiano Mascaro: 22-10-1944 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Catanduva)
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Teatro Municipal: restauração interior , ca. 1991 , Cristiano Mascaro

Biografia

Cristiano Alckmin Mascaro (Catanduva, São Paulo, 1944). Fotógrafo, arquiteto e professor. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja, em que permanece por quatro anos.

É professor de fotojornalismo da Enfoco Escola de Fotografia, entre 1972 e 1975; dirige o Laboratório de Recursos Áudio-Visuais da FAU/USP, entre 1974 e 1988; e leciona comunicação visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, de 1976 a 1986. Titula-se mestre em 1986, com a dissertação O Uso da Fotografia na Intepretação do Espaço Urbano e doutor em 1995, com a tese A Fotografia e a Arquitetura, pela FAU/USP.

Recebe o Prêmio Internacional de Fotografia Eugène Atget, em 1984; e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1989. É autor dos livros A Cidade (1979); Cristiano Mascaro, As Melhores Fotos (1989); Luzes da Cidade (1996), São Paulo (2000), e O Patrimônio Construído - as 100 mais belas edificações do Brasil (2003). Em 2006, participa como arquiteto homenageado da 6ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design, com a mostra O Brasil em X, em Y, em Z. 

Análise

Cristiano Mascaro inicia a carreira acadêmica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Em 1968, ano em que conclui a graduação, é convidado para integrar a primeira equipe da revista Veja, em que permanece como repórter fotográfico até 1972. Seu primeiro livro, A Cidade, combina a objetividade do fotojornalismo ao olhar de arquiteto, e capta edifícios, praças e monumentos não de maneira a isolá-los de seus habitantes, mas para inseri-los no contexto da profusão de paisagens que constitui uma cidade grande. O mesmo acontece, de forma mais acentuada, em Luzes da Cidade. Mascaro usa cenas do cotidiano e personagens de São Paulo para povoar o universo arquitetônico da metrópole. O objetivo parece ser capturar o fugaz, o instantâneo, e contrapô-lo ao que é construído, o que permanece. Há também algo de documentação histórica no trabalho, um registro da transformação das paisagens. Esse interesse por edificações modernas e pelas mudanças nos espaços urbanos o leva a realizar, em 1994, a exposição Brasil: Arquitetura Recente, no Deutsches Architektur Museum, em Frankfurt, Alemanha. Nesse período, conclui mestrado com a dissertação A Fotografia na Interpretação do Espaço Urbano, em 1986, e doutorado, defendendo a tese A Fotografia e a Arquitetura, em 1995.

Formalmente, tanto A Cidade quanto Luzes da Cidade são permeados pelo olhar geometrizante de Mascaro. Ele acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra que por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e, por outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os espaços urbanos em que vivem e que frequentam. Há uma foto da avenida Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo, que mostra, entre dezenas de cabos e torres de força e dentro da estrutura de um outdoor vazio, duas pessoas trabalhando no que parece ser um reparo. Elas estão de costas, e se esticam de uma escada para afixar um cabo na estrutura metálica. Há no retrato uma suspensão temporal, um momento que freia o impulso de modernização a que todo o tom industrial da imagem remete.

Com o lançamento de São Paulo, essa faceta de registro do dia a dia torna-se ainda mais evidente. São pequenos acontecimentos, cenas corriqueiras em festas de aniversário e parques de diversão, capturados tanto na capital como em cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo. As formas geométricas ainda estão presentes, ainda que algumas vezes de forma mais sugerida do que nos trabalhos anteriores. Já as paisagens reforçam o caráter de livro de viagem. O que transparece, no entanto, é a capacidade de imersão do fotógrafo no cotidiano de um sem-número de cidades. Seja pelo uso expressivo de recursos de luz e sombra, seja pelo aprimoramento contínuo em frisar momentos e gestos singulares, Mascaro cria cenas que, em sua falta de imponência, exprimem relações entre pessoas, e a ligação delas com suas cidades.

Em 2003, participa como fotógrafo do livro O Patrimônio Construído - As 100 Mais Belas Edificações do Brasil, em que registra monumentos tombados pelo patrimônio histórico em todo o país. Voltam as linhas acentuadas, e também a determinação das imagens pelas linhas e curvas arquitetônicas das construções fotografadas. Edifícios que datam do século XVI combinam com construções relativamente recentes, como o Theatro Municipal de São Paulo, fato que, para além do importante documento histórico que o livro representa, mostra a capacidade de Mascaro em harmonizar elementos díspares por sua relações geométricas. Na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 2005, apresenta a mostra O Brasil em X, em Y, em Z. Em um cubo branco, imagens de cidades brasileiras sob a luz de seus estilos arquitetônicos confirmam a vocação de Mascaro tanto como fotógrafo das formas quanto como das pessoas que as habitam.

Outras informações de Cristiano Mascaro:

  • Outros nomes
    • Cristiano Alckmin Mascaro
  • Habilidades
    • arquiteto
    • fotógrafo

Obras de Cristiano Mascaro: (66) obras disponíveis:

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Midias (1)

Cristiano Mascaro, 2009
Edição de texto e roteiro Cacá Vicalvi Edição de Imagens Karan España Produção Documenta Vídeo Brasil Itaú Cultural

Exposições (120)

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Eventos relacionados (9)

Fontes de pesquisa (8)

  • BRIL, Stefania. As imagens de três amores urbanos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 06 set. 1984. p. 19.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli/MASP de Fotografias: v. 1. Introdução Fábio Magalhães, Piero Sierra; texto Boris Kossoy; versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1991. 80 p., il. p&b. color.
  • FOTÓGRAFOS de São Paulo. São Paulo : MAC/USP, 1971. il., p&b.
  • MASCARO, Cristiano. A cidade. São Paulo: Cia. Rhodia do Brasil, 1979.
  • MASCARO, Cristiano. Luzes da cidade. Texto Antonio Candido, Rubens Fernandes Júnior, Sebastião Salgado. São Paulo: DBA, 1996.
  • MASCARO, Cristiano. Registros urbanos. Apresentação Oscar Niemeyer. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1998. s.p. il.
  • MASCARO, Cristiano. São Paulo. Apresentação Ignácio de Loyola Brandão. São Paulo: Senac, 2000. 199 p., il. p&b.
  • SEMANA DA FOTOGRAFIA DE CURITIBA, 4., 1994, Paraná, MARIANI, Anna, MASCARO, Cristiano. 4ª Semana da fotografia de Curitiba. Apresentação Orlando Azevedo. Curitiba: FCC, 1994. s.p.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CRISTIANO Mascaro. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3288/cristiano-mascaro>. Acesso em: 26 de Set. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7