Artigo da seção pessoas Brito Broca

Brito Broca

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deBrito Broca: 06-10-1903 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Guaratinguetá) | Data de morte 20-08-1961 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia
José Brito Broca (Guaratinguetá, SP, 1903 - Rio de Janeiro, RJ, 1961). Crítico, ensaísta e jornalista literário. Começa a escrever crônicas para o jornal local, O Farol, ainda estudante. Em 1924, a repercussão de uma delas o obriga a deixar a cidade natal e mudar-se para São Paulo. Inicia, em 1927, a carreira de jornalista profissional no jornal paulista A Gazeta, usando o pseudônimo Lauro Rosas. Em 1931, torna-se redator do jornal O Tempo, mas no ano seguinte, com o início da Revolução Constitucionalista, retorna a Guaratinguetá para ficar perto da família. Desde que inicia a atuação na imprensa, Broca tem sua produção de cronista apoiada em experiências pessoais e leituras ininterruptas. Porém, é apenas a partir de 1935, em A Gazeta, que ele se dedica exclusivamente à crônica literária, com o pseudônimo Alceste, inspirado em personagem do dramaturgo francês Molière (1622-1673). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1937, onde trabalha como redator da editora José Olympio. Seu primeiro livro, Americanos, é lançado em 1944, reunindo crônicas escritas na imprensa até então. Por meio do Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no qual trabalha, publica a obra A Vida Literária no Brasil - 1900, em 1956. O livro, inspirado no trabalho do francês André Billy, diretor de Histoire de la Vie Littéraire, integra um projeto com mais três volumes referentes aos períodos romântico e colonial, naturalista e modernista, mas é interrompido pela morte repentina, vítima de atropelamento próximo à Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, na madrugada de 20 de agosto de 1961. Parte do acervo de sua biblioteca pessoal encontra-se na biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp).

Comentário Crítico
Historiador das ideias, da cultura e da mentalidade literárias, Brito Broca descreve uma trajetória muito particular na crítica e na historiografia brasileiras, num momento de transição dos rodapés e da crítica jornalística para a pesquisa acadêmica, devido à especialização crescente do trabalho intelectual. Autodidata, ele transita da divulgação jornalística para um trabalho de pesquisa e erudição que busca sistematizar e interpretar "o quadro da evolução cultural brasileira", a partir do relacionamento concreto entre "o cotidiano sempre mesquinho, mesmo se pitoresco, da vida literária e o voo livre da criação", segundo observa Alexandre Eulálio (1932-1988).

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Brito Broca:

Fontes de pesquisa (6)

  • BARBOSA, Francisco de Assis. Um dom Quixote das letras. In: BROCA, Brito. A vida literária no Brasil - 1900. Rio de Janeiro: José Olympio: Academia Brasileira de Letras, 2005. 
  • CARPEAUX, Otto Maria. O amigo perdido. In: BROCA, Brito. Memórias. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1968. xxvii, 243p. (Documentos Brasileiros v.135 )
  • EULÁLIO, Alexandre. Broca (José) Brito. In:______. Escritos. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da Unesp, 1992.
  • EULALIO, Alexandre. Prefácio. BROCA, Brito. Românticos, pré-românticos e ultra-românticos: vida literária e Romantismo brasileiro. São Paulo/Brasília: Polis/INL/MEC, 1979.
  • PRADO, Antonio Arnoni. Brito Broca ou injustiças de um revoltado. In: ______. Trincheira, palco e letras: crítica, literatura e utopia no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 
  • SÜSSEKIND, Flora. Brito Broca e o tema da volta à casa no romantismo. In: ______. Papéis colados. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • BRITO Broca. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3262/brito-broca>. Acesso em: 20 de Jul. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7