Artigo da seção pessoas Raimundo Correia

Raimundo Correia

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deRaimundo Correia: 13-05-1859 Local de nascimento: (Brasil / Maranhão / Cururupu) | Data de morte 13-09-1911 Local de morte: (França / Ile de France / Paris)
Imagem representativa do artigo

Versos e Versões , 1887 , Raimundo Correia
Reprodução Fotográfica Horst Merkel

Biografia
Raimundo da Mota de Azevedo Correia (Cururupu MA 1859 - Paris, França 1911). Poeta, jornalista, juiz de direito e político. Filho do bacharel em direito José da Mota de Azevedo Correia e de Maria Clara Vieira da Silva. Em conseqüência das constantes transferências de seu pai, passa a infância em diversos municípios dos estados de Sergipe, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Instala-se na capital do Rio de Janeiro em 1872, e se matricula no Colégio Pedro II. Ao concluir o curso colegial, muda-se para a cidade de São Paulo, em 1878, e inicia o curso matricula-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde, com Augusto de Lima (1859 - 1954), lança a Revista de Ciências e Letras. No ano de 1879, estréia com o livro de poemas Primeiros Sonhos. Colaborador em diversos jornais paulistas e cariocas, conclui o curso de direito em 1882 e segue carreira na magistratura. Em 1889 é nomeado secretário da presidência da província do Rio de Janeiro, sendo exonerado no ano seguinte. Três anos mais tarde, em Ouro Preto, então capital de Minas Gerais, assume o cargo de diretor da Secretaria de Finanças do Estado e dá aulas na Faculdade Livre de Direito. É eleito professor catedrático de direito criminal, em 1896. No ano seguinte ocupa a cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras - ABL, e, exercendo função diplomática, embarca para Lisboa e permanece um ano na Europa. Em 1900, muda-se definitivamente para o Rio de Janeiro e colabora em diversos periódicos até 1911, quando, acometido por uma grave doença, viaja para tratamento em Paris, onde morre.

Outras informações

  • Outros nomes
    • Raimundo da Mota de Azevedo Correia
  • Habilidades
    • poeta
    • jornalista
    • Juiz de Direito

Obras (1)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • RAIMUNDO Correia. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3120/raimundo-correia>. Acesso em: 30 de Mar. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7