Artigo da seção pessoas Manuel Botelho de Oliveira

Manuel Botelho de Oliveira

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deManuel Botelho de Oliveira: 1636 Local de nascimento: (Brasil / Bahia / Salvador) | Data de morte 01-01-1711 Local de morte: (Brasil / Bahia / Salvador)

Biografia

Manuel Botelho de Oliveira (Salvador, Bahia, 1636 - idem 1711). Poeta e advogado. Cursa  Direito na Universidade de Coimbra (Portugal). De volta ao Brasil, passa a exercer a advocacia; também atua como vereador da Câmara de Salvador, Bahia. Em 1694 torna-se capitão-mor dos distritos de Papagaio, Rio do Peixe e Gameleira, cargo obtido em função de empréstimo de 22 mil cruzados para a criação da Casa da Moeda na Bahia. Em 1705 ocorre em Lisboa (Portugal) a publicação de seu Música do Parnasso, o primeiro livro impresso de autor nascido no Brasil. Poeta barroco, Manuel Botelho de Oliveira convive com Gregório de Matos (1636-1696) e versa sobre os temas correntes da poesia de seu tempo. No entanto, segundo o crítico Péricles Eugênio da Silva Ramos (1919-1992), "uma das composições da Música do Parnasso tem caráter diferente das demais: é a silva 'À Ilha da Maré', gabada por seu nativismo, ou seja, pela exaltação dos frutos e legumes, que são colocados pelo poeta muito acima dos de Portugal. É composição por vezes sem grande tacto, mas deu origem a uma fila de trabalhos ufanistas, de Santa Maria Itaparica a Santa Rita Durão".

Outras informações de Manuel Botelho de Oliveira:

  • Habilidades
    • Poeta
    • Advogado

Fontes de pesquisa (4)

  • CANDIDO, Antonio; CASTELLO, J. Aderaldo. Botelho de Oliveira. In: ___. Presença da literatura brasileira: história e antologia. 3.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Bertrand, 1988. p.53-58
  • OLIVEIRA, Manuel Botelho de. Música do Parnasso. Pref. e org. do texto Antenor Nascentes. Rio de Janeiro: INL, 1953. v.1.
  • RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Manuel Botelho de Oliveira. In: ___. Poesia barroca: antologia. 2.ed. rev. e aum. São Paulo: Melhoramentos; Brasília: INL, 1977.
  • VARNHAGEN, F. A. Manoel Botelho d´Oliveira. In: __. Florilégio da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1987. p.177-181

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MANUEL Botelho de Oliveira. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2940/manuel-botelho-de-oliveira>. Acesso em: 25 de Abr. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7