Artigo da seção pessoas Frei Santa Rita Durão

Frei Santa Rita Durão

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deFrei Santa Rita Durão: 1722 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Mariana) | Data de morte 24-01-1784 Local de morte: (Portugal / Distrito de Lisboa / Lisboa)
Imagem representativa do artigo

Caramuru , 1781 , Frei Santa Rita Durão
Reprodução Fotográfica Horst Merkel

Biografia
Frei José de Santa Rita Durão (Mariana MG 1722 - Lisboa, Portugal 1784). Poeta. clérigo e teólogo. Filho de Paulo Rodrigues Durão e Anna Garcês de Morais. Deixa o Brasil em 1731 para estudar em Lisboa, onde ingressa, em 1737, na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, cuja regra professa no ano seguinte. Em Coimbra, estuda Teologia e Filosofia por sete anos, após o que se torna presbítero. Leciona Teologia em Braga, por cinco anos, e depois em Coimbra, onde também conclui doutoramento em 1756. Em 1759, escreve textos assinados pelo bispo de Leiria, D. João Cosme da Cunha (1715 - 1783), acusando os jesuítas do recente atentado contra o rei D. José I (1714 - 1777), a fim de promover aproximação com o ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal (1699 - 1782). Pouco depois, apesar dos serviços prestados, se indispõe com o bispo e, após dois anos de perseguição no ambiente eclesiástico, foge de Portugal. Sofre várias adversidades nas cidades por que passa até ser recebido, em 1764, pelo Papa Clemente XIII e lhe entregar documentos que expõem a intriga contra os jesuítas e seu arrependimento. Em Roma, trabalha na biblioteca Lancisiana e depois atua como sacerdote na Congregação dos Passionistas. Volta a Portugal após a morte de D. José I, em 1777, e ocupa cadeira de Teologia em Coimbra. Em 1781, publica o poema épico Caramuru, mas se frustra com a sua recepção no ambiente literário.

Comentário Crítico
A epopeia Caramuru (1781), único poema que Durão publica em livro, focaliza a colonização do Brasil a partir da história do náufrago português Diogo Álvares Correia, que descobre a Bahia e conquista a confiança de índios antropófagos locais a ponto de se casar com a nativa Paraguaçu e lhes incutir a fé católica.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Frei Santa Rita Durão:

  • Outros nomes
    • José de Santa Rita Durão
  • Habilidades
    • Poeta
    • filósofo
    • Teólogo

Obras de Frei Santa Rita Durão: (1) obras disponíveis:

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FREI Santa Rita Durão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2826/frei-santa-rita-durao>. Acesso em: 20 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7