Artigo da seção pessoas Ferréz

Ferréz

Artigo da seção pessoas
Teatro / literatura  
Data de nascimento deFerréz: 29-12-1975 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Reginaldo Ferreira da Silva (São Paulo, SP, 1975). Romancista, contista e poeta. Na adolescência, trabalha em diferentes ocupações: vendedor ambulante de vassouras, balconista em bares e padarias, auxiliar-geral de construção, arquivista, chapeiro em rede de fast-food etc. Em 1997, lança o livro de poemas influenciados pela poesia concreta Fortaleza da Desilusão. Dois anos depois funda o grupo 1DaSul, interessado em promover eventos e ações culturais na região do Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo. Ligado ao movimento hip-hop, além da ação cultural e política que empreende, escreve letras de rap e canta em grupos locais. Estreia na prosa de ficção em 2000 com o romance Capão Pecado, em referência ao bairro paulistano, que tem no dia a dia da periferia seu tema principal. Em 2003, lança seu segundo romance, Manual Prático do Ódio, em que aperfeiçoa suas habilidades narrativas. Cria, organiza e edita a revista Literatura Marginal, que dá origem à antologia Literatura Marginal: Talentos da Escrita Periférica, lançada em 2005. Nesse ano publica o romance infantojuvenil Amanhecer Esmeralda, e em 2006 o livro de contos Ninguém É Inocente em São Paulo, com seis contos transformados em curtas-metragens e uma animação. De 2001 a 2010, atua como cronista na revista Caros Amigos e publica, em 2009, Cronista de um Tempo Ruim. No mesmo ano lança o documentário Literatura e Resistência, que conta os últimos 11 anos de sua história.

Comentário crítico
Em seus romances e contos, Ferréz apresenta em chave realista problemas cotidianos vividos pela população das regiões periféricas de São Paulo. Suas histórias, consideradas por ele literatura marginal, expõem por meio da ficção os dilemas relacionados à situação de pobreza desses habitantes. Busca em sua obra revelar a violência a que estão expostos seus personagens, à medida que investiga criticamente esses sujeitos, sendo, ao mesmo tempo, vítimas e agentes do processo social no qual se inserem. Sua prosa busca reconstituir a musicalidade da variante linguística da periferia da cidade de São Paulo e constituir um ponto de vista literário e crítico interno a essa realidade.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Ferréz:

  • Outros nomes
    • Reginaldo Ferreira da Silva
  • Habilidades
    • poeta
    • romancista
    • contista

Espetáculos (1)

Eventos relacionados (7)

Artigo sobre Criação, Leitura e Autoria ou Como o Escritor Identifica Tendências e Problemas com os quais Sintoniza sua Literatura? (2009 : Rio de Janeiro, RJ)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo:  
Data de inícioCriação, Leitura e Autoria ou Como o Escritor Identifica Tendências e Problemas com os quais Sintoniza sua Literatura? (2009 : Rio de Janeiro, RJ): 02-12-2009  |  Data de término | 02-12-2009
Resumo do artigo Criação, Leitura e Autoria ou Como o Escritor Identifica Tendências e Problemas com os quais Sintoniza sua Literatura? (2009 : Rio de Janeiro, RJ):

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Fontes de pesquisa (1)

  • Programa do Espetáculo - Lisístrata: Sexo, Drogas e Greve - 2001. Não catalogado

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FERRÉZ . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa280342/ferrez>. Acesso em: 23 de Abr. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7