Artigo da seção pessoas Gonçalves Crespo

Gonçalves Crespo

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deGonçalves Crespo: 1846 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro) | Data de morte 1883 Local de morte: (Portugal / Distrito de Lisboa / Lisboa)

Biografia
Antônio Cândido Gonçalves Crespo (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1846 - Lisboa, Portugal, 1883). Poeta e jornalista. Publica seu primeiro livro de poesia, Miniaturas, em 1871. No ano seguinte inicia o curso de Direito em Coimbra, Portugal, que conclui em 1877. Em Lisboa, é redator e chefe de redação do Diário da Câmara dos Pares, em 1880, e correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa, em 1883. Publica a obra poética Noturnos, em 1882, e Contos Para os Nossos Filhos, em co-autoria com sua mulher, a poeta Maria Amália Vaz de Carvalho, em 1886. Entre 1879 e 1882 é deputado por Goa (Índia), em Lisboa. A poesia de Gonçalves Crespo, de estética parnasiana, é bastante popular em seu tempo. A esse respeito escreve Maria Amália Vaz de Carvalho: "sobre a banca de trabalho de todas as mulheres distintas, entre o cestinho de bordado, e a jarra de violetas ou de rosas, achava-se então o gracioso volume das Miniaturas, e muita voz feminina trêmula de comoção, e muita voz de artista, ébrio da beleza da forma, repetia com enlevo essa doce elegia adoravelmente sentida, que se chama 'Alguém', esse poema de inconsolada e vaga tristeza, que se intitula: 'Arrependida', e a 'Noiva' (...)".

Outras informações de Gonçalves Crespo:

  • Outros nomes
    • Antônio Cândido Gonçalves Crespo
  • Habilidades
    • Poeta
    • jornalista
    • Compositor

Obras de Gonçalves Crespo: (1) obras disponíveis:

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • GONÇALVES Crespo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2795/goncalves-crespo>. Acesso em: 21 de Jan. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7