Artigo da seção pessoas Cristinaguerra

Cristinaguerra

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deCristinaguerra: 16-09-1960
Imagem representativa do artigo

Retratos , 1989 , Cristinaguerra

Biografia

Maria Cristina Guerra Mendes de Almeida (Lourenço Marques - atual Maputo, Moçambique 1960). Fotógrafa. Moçambicana radicada em São Paulo, forma-se em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1985. Entre 1983 e 1985, estagia na Hidroservice - Escritório de Arquitetura e Engenharia. Em 1991, realiza a individual Auto-Retrato, no Museu da Imagem e do Som - MIS/SP, em São Paulo. Recebe, em 1993, o 1º Prêmio Estímulo de Fotografia, pela realização do ensaio fotográfico Apropriações, em São Paulo. Inicialmente autodidata no campo da fotografia, estuda restauração fotográfica por computação gráfica no Laboratório Prócolor, em 1995, atuando desde então nessa área. Nesse período, participa de uma oficina de fotografia com José Fujocka Neto (1969). Seu universo preferencial de atuação é a fotografia de expressão pessoal, no qual utiliza sua afinidade com o retrato para discutir a questão da identidade. De 1998 a 2000, participa do projeto A Imagem do Som de Caetano Veloso e de Chico Buarque, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e no Centro Cultural Jorge Luis Borges, em Buenos Aires. Em 2001, ministra o workshop Fotografia Obrigatória, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no 5º Mês Internacional da Fotografia, em São Paulo.

Comentário Crítico
Cristinaguerra explora em seus trabalhos a questão da identidade. As obras Cenário, 1995, e Retratos, 1989/1997, são compostas de retratos instantâneos polaroid reunidos em gigantescos painéis que, vistos a distância, remontam à textura de um mosaico pelas manchas cromáticas que os pontilham e os definem. Porém, quando observados de perto, esses painéis revelam uma multiplicidade de poses padronizadas. A intervenção da artista é precisa na organização dos painéis, como em Cenário, organização ditada por padrões cromáticos e características físicas. Ou em A Medida do Olhar, 1994, uma seqüência de pessoas fotografadas de olhos fechados.

Em Retratos, as possibilidades combinatórias multiplicam-se. Trata-se de um painel com por 32.832 fotografias para documentos de identidade, descartadas pelos fotografados e coletadas pela artista em cabines fotográficas instantâneas. Cristinaguerra também recebe doações, como em Objetofoto-Coleta. Realizado desde 1993, ela fornece aos espectadores baleiros de vidro em que possam depositar retratos 3x4.
 
Em parte, esses trabalhos são resultantes do contato direto que Cristinaguerra estabelece, desde 1989, com os estúdios fotográficos populares, dos quais se torna assídua freqüentadora. Afirma trabalhar não com imagens exemplares, mas "com grandes quantidades de material, estabelecendo uma nova forma de utilização das fotografias de identidade". A artista confere dimensão crítica ao material de que se apropria graças às disposições peculiares.

Outras informações de Cristinaguerra:

  • Outros nomes
    • Maria Cristina Guerra Mendes de Almeida
    • Cristina Guerra
  • Habilidades
    • fotógrafo

Obras de Cristinaguerra: (9) obras disponíveis:

Exposições (38)

Todas as exposições

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (6)

  • 100 anos da Pinacoteca: a formação de um acervo. Texto Marcelo Mattos Araújo, Ana Paula Nascimento, Regina Teixeira de Barros. São Paulo: FIESP, 2005. 136 p., il. p&b color.
  • ARTE conceitual e conceitualismos: anos 70 no acervo do MAC USP. Curadoria e texto Cristina Freire; texto Walter Zanini, Teixeira Coelho, Martha Wilson; versão em inglês Elizabeth Bjorkstrom Moraes, Thomas Karsten. São Paulo: MAC/USP, 2000. 75 p.
  • CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001. 700.981 C232n
  • FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, 204p.
  • IDENTIDADE/NÃO identidade: a fotografia brasileira atual. Curadoria Tadeu Chiarelli e Rejane Cintrão; tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: MAM, 1997.
  • MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (SÃO PAULO, SP). Cris Bierrenbach, Everton Ballardin e
    Cristina Guerra
    . São Paulo: MIS, 1990. 4p. il. p.b. (Foto de Autor).

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CRISTINAGUERRA . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa27179/cristinaguerra>. Acesso em: 20 de Abr. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7