Artigo da seção pessoas Mariano Klautau Filho

Mariano Klautau Filho

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deMariano Klautau Filho: 28-02-1964 Local de nascimento: (Brasil / Pará / Belém)
Imagem representativa do artigo

Noturno 2 , 1998 , Mariano Klautau Filho

Biografia
José Mariano Klautau de Araújo Filho (Belém PA 1964). Fotógrafo, professor. Em 1982, torna-se membro da Associação Fotoativa, em Belém. Forma-se em comunicação social pela Universidade Federal do Pará - UFPA em 1987. Participa ativamente da Semana Nacional de Fotografia, Belém, em 1985; Ouro Preto, em 1987; e Rio de Janeiro, em 1988. Nesse ano realiza também a primeira exposição individual, Paisagens da Janela, na Galeria Ângelus, em Belém. Desde 1993, integra o grupo Caixa de Pandora - Núcleo de Imagens e, com os artistas plásticos Cláudia Leão (1967) e Orlando Maneschy (1968), desenvolve trabalhos de registro do patrimônio histórico de Belém e realiza investigações semióticas. Em 1998, muda-se para São Paulo e faz o curso História da Fotografia no Brasil, ministrado por Rubens Fernandes Júnior, no Instituto Moreira Salles - IMS. Em 2000, conclui o mestrado em comunicação e semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com a dissertação Para ter onde ir - a transformação da imagem e o movimento da palavra na poesia de Max Martins, orientado por Cecília Almeida Salles, e torna-se professor de fotografia da Universidade da Amazônia - Unama e do Instituto de Ensino Superior da Amazônia - Iesam. Em 2001, ganha o grande prêmio de fotografia no Arte Pará, e, no ano seguinte, coordena o projeto de publicação e acervo Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama 80/90, selecionado pelo Programa Petrobras Artes Visuais. A partir de 2002, organiza o Colóquio Fotografia e Imagem, realizado pelo Instituto de Artes do Pará e Associação Fotoativa. Em 2006, é selecionado para a Bienal de Havana.

Comentário Crítico
O desencantamento em torno do crescimento urbano é trabalhado pelas fotografias de Mariano Klautau Filho, que desfruta, com sua câmera, o prazer de perambular sozinho à noite pela metrópole. No ensaio Sincronicidades, 1998, luzes, prédios, anúncios publicitários, automóveis, vitrines compõem o cenário de uma cidade qualquer, cuja identidade foi perdida no processo de desenvolvimento. As imagens são acompanhadas por um texto. Como em uma seqüência cinematográfica, é construída uma narrativa ficcional. O interesse por temas relacionados à paisagem urbana é uma constante na obra de Klautau Filho.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Mariano Klautau Filho:

  • Outros nomes
    • José Mariano Klautau de Araújo Filho
  • Habilidades
    • Produtor cultural
    • professor de fotografia
    • fotógrafo

Obras de Mariano Klautau Filho: (1) obras disponíveis:

Exposições (55)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (4)

  • FUNARTE (RIO DE JANEIRO, RJ); PEREGRINO, Nadja (Coord.). Fotografia contemporânea do Pará: Novas visões. Texto Angela Magalhães; curadoria Paulo Máttar. Rio de Janeiro: EdUFF, 1997. 56 p., il. RJfunarte 1997/f
  • KLAUTAU FILHO, Mariano. Sincronicidades. Texto Rubens Fernandes Júnior. São Paulo: [s.n.], 1998. [20] p., il. p&b.
  • KLAUTAU FILHO, Mariano. Sincronicidades. Texto Rubens Fernandes Júnior; produção executiva Laís Zumero, Mariano Klautau Filho, Cláudio de La Rocque Leal; direção de arte Mariano Klautau Filho; projeto gráfico Orlando Maneschy. São Paulo: [s.n.], 1998. [20] p., il. p&b. K632 1998
  • PEREGRINO, Nadja (coord.). Fotografia contemporânea do Pará: novas visões. Curadoria Paulo Mattar; texto Angela Magalhães. Rio de Janeiro: EdUFF, 1997. 56p. il.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MARIANO Klautau Filho. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa27122/mariano-klautau-filho>. Acesso em: 18 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7