Artigo da seção pessoas Orlando Maneschy

Orlando Maneschy

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deOrlando Maneschy: 11-12-1968 Local de nascimento: (Brasil / Pará / Belém)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , 1998 , Orlando Maneschy

Biografia
Orlando Franco Maneschy (Belém, PA, 1968). Artista multimídia e professor. É um dos fundadores, juntamente com Flavya Mutran (1968), Cláudia Leão (1967) e Mariano Klautau Filho (1964), do grupo Caixa de Pandora, voltado à pesquisa e difusão de imagens. Entre 1996 e 1997, coordena a Agência Modelo de Publicidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Gradua-se em comunicação social pela mesma universidade em 1998, com habilitações em jornalismo e publicidade. Recebe o Prêmio Marc Ferrez, da Funarte, Rio de Janeiro, em 1997. Em 2001, conclui mestrado em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Por esta mesma instituição, obtém o título de doutor em comunicação e semiótica, em 2005. Desde este ano, atua como professor-adjunto do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA, onde ministra cursos na graduação e pós-graduação. É autor do livro Sequestros: Imagem na Arte Contemporânea Paraense, publicado em 2007 pela UDUFPA. 

Comentário Crítico
Em 1993, Maneschy exibe em exposição coletiva suas primeiras experiências de fotografia expandida, trabalhos em que une fotografia, instalação, texto e diversos tipos de manipulação de imagens. Em Pandora the Eletronic Box (1993), por exemplo, o artista cria uma instalação com fotografias, algumas desfocadas, rastreando identidades quase fictícias, pertencentes à história de certa família que partiu sem deixar vestígios. A partir de 1994, a pesquisa do suporte, como matéria significante, torna-se uma característica fundamental na obra de Maneschy, como apontam as críticas Angela Magalhães e Nadja Peregrino. O trabalho do artista volta-se para manipulações feitas em papéis e filmes litográficos, montados entre chapas de vidro e emoldurados em estruturas de ferro oxidadas, como em Faustine (1995). A temática predominante nesse período é a passagem do tempo e o esfacelamento das relações interpessoais. Entre 1997 e 1998, nas fotografias do projeto Noite na Amazônia, Maneschy revela personagens e artistas performáticos da noite de Belém – drag queens, transformistas e amigos. Nessas imagens, o fotógrafo capta a encenação da noite pelo gesto de seus frequentadores, com inesperados resultados cênicos, estimulados pela busca da cor. Outros temas são constantes no percurso do artista: a sexualidade, o voyeurismo, a perversão, a pose, o instantâneo e a sensualidade velada. Eles estão presentes na série de fotografias Homens de Sangue (1999) e na instalação Estudo para Debutantes (2001).

Outras informações de Orlando Maneschy:

  • Outros nomes
    • Orlando Franco Maneschy
  • Habilidades
    • Artista multimídia
    • professor

Obras de Orlando Maneschy: (1) obras disponíveis:

Exposições (107)

Todas as exposições

Eventos relacionados (2)

Fontes de pesquisa (5)

  • FUNARTE. Fotografia contemporânea do Pará. Rio de Janeiro: EdUFF, 1997.
  • NINO Rezende; Orlando Maneschy. São Paulo: Paço das Artes, 2001.
  • POSE Pose detida. Curadoria José Fujocka Neto. São Paulo: Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2001.
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. O Olhar em movimento. Apresentação Ricardo Ribenboim; texto Sérgio Vieira Cardoso. São Paulo: Itaú Cultural, 2000. [18] p., il. p&b color. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • SEMANA DE ARTE DE LONDRINA (6. : 2000: Londrina, PR), MOREIRA, Maria Carla Guarinello de Araujo (coord.). Possíveis imagens: [fotografia contemporânea]. Apresentação Maria Carla G. de Araujo Moreira; curadoria Angela Magalhães, Nadja Peregrino; texto Nadja Peregrino, Angela Magalhães. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2000.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ORLANDO Maneschy. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa27036/orlando-maneschy>. Acesso em: 22 de Mai. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7