Artigo da seção pessoas Swami Jr.

Swami Jr.

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deSwami Jr.: 26-08-1958 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Swami Antunes Campos Junior (São Paulo, SP, 1958). Instrumentista, compositor, arranjador e produtor. Estuda violão clássico com Alfredo Scupinari e, na Pro Arte, com Maria Lívia São Marcos e Paulo Francisco Lacerda. Mora quatro anos em Paris e lá tem aulas de jazz e improvisação. Voltando ao Brasil, estuda harmonia e arranjo com o Cláudio Leal Ferreira. Nos anos de 1980, participa das bandas Xoro Roxo, Orquestra Heartbreakers, HiFi e Mexe com Tudo, com quem grava um disco independente em 1990, ao lado dos músicos Toninho Ferragutti, Gnello, Tião Carvalho e a cantora Virgínia Rosa, realizando shows pelo Brasil e Europa. Em 1993, sua canção Bom Dia, em parceria com Paulo Freire, é gravada por Zizi Possi (1956), no CD Valsa Brasileira (1993).

Em 1999, com o saxofonista Mané Silveira, grava o CD Ímã pelo selo Núcleo Contemporâneo, com composições voltadas ao choro e jazz. Em 2007, lança o álbum Outra Praia, com parcerias com José Miguel Wisnik, Chico César, Zeca Baleiro, Chico Pinheiro, Virgínia Rosa, Zélia Duncan, Vanessa da Mata e Marcelo Pretto. Esse disco também é lançado pelo selo francês World Village/Harmonia Mundi, em 2009. Pelo selo Borandá, grava o disco instrumental Mundos e Fundos, em 2011

Fim de Ano, canção em parceria com José Miguel Wisnik, é gravada por Vânia Bastos em 1997 e por Wisnik em 2001. Vou na Vida, escrita com Virgínia Rosa, é gravada por ela no álbum Batuque, de 1997. Desde de 2003, faz a direção musical para a cantora cubana Omara Portuondo.

Em 2006, é vencedor do prêmio de melhor arranjo no Festival Cultura (TV Cultura), com a canção Contabilidade, de Danilo Moraes e Ricardo Teté. Em 2008, produz com Jaime Além o álbum de Maria Bethânia e Omara Portuondo, trabalho ganhador do Prêmio de Música Brasileira 2009 na categoria Projetos Especiais. O músico também acompanha diversos artistas, tais como Elza Soares, Luiz Tatit, Tom Zé, Dori Caymmi, Marcos Suzano, Jacques Morelembaum, Lokua Kanza (Congo), Mayra Andrade (Cabo Verde) e Sadao Watanabe (Japão).

Comentário crítico
Swami Jr é um músico versátil e muito requisitado por artistas de diferentes gêneros musicais. Sua facilidade para trabalhar com chorinho, jazz, música cubana ou música caipira o habilita tanto para acompanhar quanto dirigir trabalhos. Sua composição é diversificada e ressalta a experiência como instrumentista. O manejo com o contraponto (fortemente presente no chorinho) e com a improvisação são matrizes do aspecto virtuosístico de suas peças instrumentais. O autor também se destaca em suas canções pelo seu o aspecto melódico, letradas em sua maioria por artistas com quem trabalha. No disco Outras Praias (2007), Swami Jr costura diversas nuances com o violão sete cordas (tradicionalmente usado no choro), mas também canta, toca o baixo fretless (o contrabaixo sem trastes) e assina as doze faixas do trabalho, dez delas em parcerias e duas sozinho.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Swami Jr.:

  • Outros nomes
    • Swami Antunes de Campos Júnior
  • Habilidades
    • Compositor
    • Arranjador
    • Produtor
    • Instrumentista
    • Violonista
    • Contrabaixista
    • diretor artístico
    • Produtor musical

Obras de Swami Jr.: (1) obras disponíveis:

Eventos relacionados (3)

Fontes de pesquisa (2)

  • BORANDÁ. Site da produtora. Release de Swami Jr. Disponível em: http://www.boranda.com.br/swamijr. Acesso em: 21 mai. 2013.
  • JR Swami. Perfil do artista na rede social MYSPACE. Disponível em: www.myspace.com/swamijrbr. Acesso em: 21 mai. 2013.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • SWAMI Jr.. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa270231/swami-jr>. Acesso em: 26 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7