Título da obra: Ipê


Paúba
,
2003
,
Caio Reisewitz
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Caio Christian Reisewitz (São Paulo, São Paulo, 1967). Fotógrafo. Forma-se em comunicação visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em 1989. No início dos anos 1990, viaja para a Alemanha, e freqüenta a Escola Superior de Artes de Darmstadt. Entre 1992 e 1997, estuda na Johannes Gutenberg-Universität Mainz, em Mainz, Alemanha, especializando-se em fotografia. Retorna a São Paulo em 1997. Recebe os prêmios de aquisição do 4º e do 6º Salão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), em 1997 e 1999, e o Prêmio Sérgio Motta, em 2001. Publica o livro Periferia, pela Galeria Brito Cimino, em 2002. Em 2004, expõe na 26ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, participa do pavilhão brasileiro da 51ª Bienal de Veneza com fotografias que retratam a arquitetura brasileira barroca e contemporânea.
O fotógrafo Caio Reisewitz explora em sua produção as relações entre registro documental e arte, e também entre espaço político e estético. Apresenta inicialmente registros arquitetônicos e paisagens urbanas, que revelam grande estranheza, e também imagens cotidianas, que sugerem narrativas.
Na produção realizada entre 2003 e 2005 registra principalmente interiores de edifícios e paisagens como a Serra do Mar ou a represa de Guarapiranga, em São Paulo. Utiliza câmeras de grande formato para que as cópias, de quase três metros de largura, possam ter grande definição. Fotografa constantemente em dias nublados, obtendo uma luminosidade esmaecida e maior nitidez dos detalhes. Utiliza a perspectiva central e a luz neutra, evitando a presença de sombras e recusando a dramaticidade. Algumas paisagens são transfiguradas pela instabilidade da luz, como Guarapiranga III (2003).
Sua obra dialoga constantemente com a própria história da arte ao evocar a produção de pintores viajantes e fotógrafos paisagistas que atuaram no país durante o século XIX, retratando a monumentalidade das matas. Revela predileção por lugares nos quais não há a presença humana, embora essa possa ser percebida no registro da paisagem.
Algumas imagens de autoria de Reisewitz solicitam o questionamento em torno da degradação do meio ambiente, como Bertioga I ou Sapopemba I (ambas de 2003), que apresentam respectivamente uma queimada na Mata Atlântica e o acúmulo de detritos em um lixão em São Paulo. Como nota o fotógrafo Eder Chiodetto (1965), Caio Reisewitz busca neutralizar a tendência ao espetacular na fotografia. O uso da luminosidade despojada resulta em registros que evocam o silêncio e a reflexão.
Registro fotográfico arquivo do artista
Reprodução fotográfica aquivo do artista
Arquivo do artista
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica arquivo do artista
Reprodução fotográfica arquivo do artista
Reprodução fotográfica do artista
Caio Reisewitz - Enciclopédia Itaú Cultural
As fotografias feitas pelo paulistano Caio Reisewitz estão muito mais ligadas ao processo de pintura de paisagem do que a um tipo de inscrição instantânea e ágil como, por exemplo, o fotojornalismo. Por isso, o artista afirma ser importante descrever o procedimento no qual sua criação ocorre, que inclui etapas como a montagem das câmeras de grande formato e a composição de cenários elaborados no visor do aparelho. O resultado são imagens em grande escala, feitio que, para ele, é favorável à contemplação. Seu trabalho, explica Reisewitz, caracteriza-se pela neutralidade entre o observador e a fotografia. Isso quer dizer que nele não há luzes dramáticas ou um pôr do sol deslumbrante – a exemplo da luminosidade esmaecida da série de paisagens da Serra do Mar, em São Paulo. Com isso, ele realiza o propósito de deixar um campo aberto para que a pessoa interprete o objeto registrado e dê a ele sua própria significação.
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Scholossgartengalerie (Darmstadt, Alemanha)
Scholossgartengalerie (Darmstadt, Alemanha)
Kulturgeschichtliches Museum (Osnabrück, Alemanha)
Kunstverein (Mainz, Alemanha)
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Flughafen Galerie (Frankfurt, Alemanha)
Scholossgartengalerie (Darmstadt, Alemanha)
Galerie Wyspa (Gdansk, Polônia)
Fachbereich Bildende Kunst Mainz des Johannes Gutenberg (Mainz, Alemanha)
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA)
Paço das Artes
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA)
Museu de Arte Moderna (Higienópolis, São Paulo, SP)
Galerie Morgen (Frankfurt, Alemanha)
Paço das Artes
Itaú Cultural
Fundação Joaquim Nabuco
Serviço Social do Comércio (Pompéia, São Paulo, SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
Volkshaus Basel
Galeries Nationales du Grand Palais
Somerset House
RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Arte política: Isto São Outros 500. Texto Angélica de Moraes; apresentação Ricardo Ribenboim. São Paulo: Itaú Cultural, 2000. [40] p.
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