Título da obra: Angela e Lukas, Torso com Penas Brancas


Sacrifício V
,
1989
,
Mario Cravo Neto
Biografia
Mario Cravo Neto (Salvador BA 1947 - idem 2009). Fotógrafo, escultor e desenhista. Recebe as primeiras orientações no campo do desenho e da escultura de seu pai, Mario Cravo Júnior. Acompanhando o pai, que participa do programa Artists on Residence, patrocinado pela Ford Foundation, viaja para Berlim em 1964. Nessa cidade mantém contato com o artista italiano Emilio Vedova e com o fotógrafo Max Jakob. Em 1968, muda-se para Nova York e estuda na Arts Students League, com orientação de Jack Krueger, um dos precursores da arte conceitual na cidade. Nesse período, realiza a série de fotografias em cores On the Subway e produz suas primeiras esculturas de acrílico. Retorna ao Brasil em 1970. Sofre um acidente automobilístico em 1975, e interrompe sua atividade profissional por um ano. Posteriormente, dedica-se à fotografia de estúdio, cria instalações e realiza trabalho fotográfico com temática relacionada ao candomblé e à religiosidade católica. Publica, entre outros, os livros Ex-Votos, 1986, Salvador, 1999, Laróyè, 2000, Na Terra sob Meus Pés, 2003, e O Tigre do Dahomey - A Serpente de Whydah, 2004. Recebe o Prêmio Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte - Funarte, em 1996, o Price Waterhouse, no Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 1997; e o prêmio de melhor fotógrafo do ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, São Paulo, em 1980, 1995 e 2005.
Comentário Crítico
Mario Cravo Neto trabalha com maior freqüência a fotografia em preto-e-branco. Como aponta o estudioso Rubens Fernandes Júnior, suas fotografias revelam acuidade na descrição fotográfica, evocando a herança deixada pelo trabalho anterior com escultura. Em suas obras, utiliza-se de baixas luzes, enquadramento fechado e foco crítico, que dimensionando volumes e explorando as diferentes texturas, realça o objetivo primeiro de cada foto. A sensação táctil é outro aspecto interessante de seu trabalho, ressaltada pelos jogos de luz e sombra.
Sua fotografia transita pelo imaginário religioso e místico, principalmente da religiosidade católica e do candomblé. Para Fernandes Júnior, há uma relação direta entre o trabalho de Cravo Neto e o do fotógrafo e etnógrafo Pierre Verger, principalmente ao abordar a possessão espiritual do corpo. Para compor a série Ex-Voto, o fotógrafo utiliza esculturas votivas em madeira talhada, atualmente reunidas na Fundação Gregório de Mattos, em Salvador. As fotografias da série revelam uma grande sensibilidade no uso da luz, de forma a valorizar os planos, entalhes e relevos das peças.
Enfoca freqüentemente fragmentos do corpo humano em seus trabalhos e, por vezes, os associa a objetos, como bolas ou pedras, ou a animais, o que confere à imagem um ar de estranhamento e, por vezes, um caráter ritualístico. Sua obra, como ressalta o crítico Casimiro Xavier de Mendonça, não é narrativa, nem documental, nem antropológica. É o suporte para um investimento visual que procura acentuar a relação do homem com o desconhecido com base no estabelecimento de relações inesperadas, sobretudo na oposição entre objetos e corpos.
Arquivo Eva Christensen
Registro Fotográfico Sérgio Guerini/ Itaú Cultural
Arquivo Eva Christensen
Teatro do Bexiga
Galeria Convivium
Convento de Nossa Senhora do Carmo. Igreja (Salvador, BA)
Andres Bello Auditorium (Washington, Estados Unidos)
Documenta Galeria de Arte (São Paulo, SP)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA)
Fundação Bienal de São Paulo
Galeria Grupo B
Centro de Arte y Comunicación (Buenos Aires, Argentina)
Galeria da Collectio
Documenta Galeria de Arte (São Paulo, SP)
Espace Pierre Cardin (Paris, França)
Galeria Múltipla de Arte
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Documenta Galeria de Arte (São Paulo, SP)
Espaço Grife (São Paulo, SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
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